Notícias GR Yaris não basta. Parece que vem aí um novo “hot hatch” de tração integral da Toyota e Subaru

Rumores

GR Yaris não basta. Parece que vem aí um novo “hot hatch” de tração integral da Toyota e Subaru

Depois do GT86/BRZ, parece que a Toyota e a Subaru uniram novamente esforços para desenvolver um "hot hatch" de tração integral a ser lançado no final de 2022.

Subaru Viziv Performance Concept

Mas a Toyota já não tem no GR Yaris um hot hatch de tração integral? Pois, mas parece que vem aí um novo, maior e mais potente hot hatch de tração integral, não só para a Toyota como para a Subaru.

E a chave aqui é mesmo a Subaru. São vários os rumores que indicam um possível regresso da marca japonesa ao WRC em 2022, após a sua retirada em 2008. Falta, porém, uma máquina com que competir.

Alguns rumores diziam que a nova máquina da Subaru poderia ser baseada num modelo da Toyota, nomeadamente no GR Yaris, mas rumores mais recentes indicam que está a ser desenvolvida uma máquina com hardware específico.

VÊ TAMBÉM: Como novo. Mais de 300 mil euros por este Subaru Impreza 22B STi
subaru impreza wrc
Outros tempos… Será que os veremos outra vez?

De acordo com a publicação japonesa Best Car, o novo modelo assumirá também o formato de um dois volumes, mas com dimensões similares à do atual Impreza Sport, a variante de dois volumes e cinco portas do modelo. Ou seja, um patamar acima daquele em que o GR Yaris se encontra.

Apesar do desenvolvimento conjunto, o novo hot hatch de tração integral será, tecnicamente, muito mais Subaru que Toyota. A motorizá-lo estará um quatro cilindros boxer e fará uso do sistema AWD simétrico da marca — o que indica que deverá assentar também sobre uma plataforma Subaru —, e não do sistema AWD desenvolvido especificamente para o GR Yaris, como rumores mais antigos apontavam.

Quando o veremos? Ainda de acordo com a Best Car, mais para o final de 2022. E se o objetivo é retornar ao WRC, poderá esta máquina ser hibridizada para fazer face aos novos regulamentos? Teremos de aguardar.

Porquê (também) um Toyota?

Se a proposta da Subaru deverá assumir um posicionamento similar ao dos lendários Impreza WRX STi de outros tempos, ou tomar mesmo o lugar do atual WRX STi, estamos mais intrigados com o futuro deste hot hatch de tração integral como um Toyota.

A confirmar-se esta nova proposta, o que poderá isso significar para o futuro do GR Yaris? E o que poderá significar para o futuro do GR Corolla (com mecânica idêntica à do GR Yaris)? Recordamos que o GR Corolla seria a forma de apaziguar os clientes norte-americanos que não podem comprar o GR Yaris por lá. Sim, temos mais perguntas que respostas e serão respondidas no seu devido tempo.

Além destas propostas de cariz mais desportivo, como os coupés BRZ e GT86, que vão ter uma segunda geração — o BRZ já foi revelado — e deste novo e provável hot hatch de tração integral, a Toyota e a Subaru estão a desenvolver também vários modelos 100% elétricos assentes sobre a nova plataforma e-TNGA da Toyota.