Notícias Subaru VIZIV Performance STI Concept revelado. Novo Subaru WRX STI a caminho?

Tokyo Auto Salon 2018

Subaru VIZIV Performance STI Concept revelado. Novo Subaru WRX STI a caminho?

Após o teaser da semana passada, chegam as primeiras imagens do Subaru VIZIV Performance STI Concept. Prenúncio do novo Subaru WRX STI?

Subaru VIZIV Performance STI, o futuro Subaru WRX STI

Um nome longo — VIZIV Performance STI Concept —, para o que poderá ser o futuro Subaru WRX STI. Sim, ainda é um concept, e pelo aspeto, ainda longe de ter passado pelo crivo das condicionantes orçamentais, regulamentares e industriais por que passam todos os automóveis antes de chegarem até nós.

Mas para já, este concept é o que temos de mais próximo para um sucessor do WRX. 

Subaru VIZIV Performance STI

Não é a primeira vez que estamos neste ponto com a Subaru — já no passado nos atraiu com protótipos capazes de criar puro desejo, para depois nos “destruir” o sonho com carros que, embora não duvidemos das suas capacidades, parecem ter sido desenhamos por comité. Veja-se o exemplo do Subaru WRX ainda em produção e compare-se com o concept apresentado em 2013.

O VIZIV Performance STI Concept agora apresentado não é mais do que o VIZIV Performance Concept conhecido uns meses antes, no Salão de Tóquio, mas com o devido tratamento STI — saias laterais mais pronunciadas, generosa asa traseira, rodas de maior dimensão e para-choques de desenho mais agressivo —, quase como se tivesse pronto a regressar ao palco do WRC.

Um adeus breve

A marca japonesa já anunciou que, no início do verão, o atual Subaru WRX STI com destino ao mercado europeu deixará de ser produzido, devido, sobretudo, às normas de emissões mais exigentes e também à nova certificação que teria de efetuar — a partir de 1 de setembro, todos os automóveis em comercialização terão de estar certificados de acordo com os novos ciclos de testes WLTP e RDE.

O maior ponto de discussão sobre o sucessor do WRX está, sobretudo, em como colocar no mercado um automóvel de prestações elevadas e conseguir cumprir as exigentes normas de emissões que se avizinham (Euro 6.2d entra em vigor já em 2020).

Independentemente dos desafios, os rumores apontam para que em 2019 possa surgir um novo WRX e, posteriormente, um WRX STI. E, tal como acontece hoje em dia, o motor boxer e a tração integral SAWD (Symmetrical All Wheel Drive) é para manter. Isto porque, o novo WRX, tal como o novo XV e Impreza, derivará da nova Subaru Global Platform, que mantém-se fiel às características que tornam a Subaru única no mercado.

Subaru WRX STI híbrido?

Mas o problema mantém-se: como conjugar prestações elevadas e cumprir as futuras e exigentes normas de emissões? A hipótese mais provável é a do futuro Subaru WRX STI tornar-se um híbrido — a nova plataforma já está preparada nesse sentido —, algo que parece ter sido praticamente confirmado por Chris Hawken, o diretor de marketing da Subaru no Reino Unido, em declarações à AutoExpress.

foi concebida para integrar motorizações híbridas e elétricas […] é o caminho que o STI vai seguir.

Agora só resta esperar, e, esperemos, que nessa altura, a Subaru já tenha regressado ao nosso país.

Subaru VIZIV Performance STI

 

Sabe esta resposta?
Qual a origem do novo V8 a gasolina do Bentley Bentayga?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bentley Bentayga ganha V8 do Porsche Cayenne Turbo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bentley Bentayga ganha V8 do Porsche Cayenne Turbo