Notícias O Toyota Prius foi renovado e consegue ir onde outros Prius não vão

Salão de Los Angeles 2018

O Toyota Prius foi renovado e consegue ir onde outros Prius não vão

O Toyota Prius foi renovado e recebeu um motor elétrico extra, o que permite que o Prius possa estar disponível com tração integral.

Toyota Prius AWD-e

O Toyota Prius surgiu no Salão de Los Angeles renovado e com uma grande novidade. É que a Toyota decidiu equipar o Prius com um motor elétrico extra, garantindo tração integral.

O motor elétrico extra tem como função transmitir potência às rodas traseiras, assim, o Toyota Prius passa a contar com tração integral sem ter de haver uma ligação mecânica entre o motor e as rodas.

O sistema, designado AWD-e, permite que as rodas traseiras recebam potência entre os 0 e os 10 km/h, para ajudar à aceleração inicial, e quando se depara com situações de fraca aderência o motor elétrico transmite potência às rodas traseiras, isto até aos 70 km/h.

VÊ TAMBÉM: Kia Niro 1.6 GDI HEV: testámos o primeiro híbrido da Kia

Este sistema já é usado há alguns anos no mercado japonês e difere de outros similares na marca como o usado no Rav4, já que o do Prius é bem mais compacto e leve, e bem mais modesto em potência — apenas 7 cv contra 68 cv —, daí as situações pontuais em que é referida a sua ação.

Ainda falta divulgar as especificações finais do modelo, mas como acontece no modelo japonês, o motor elétrico extra no AWD-e não tem interferência na capacidade da bagageira, e o impacto nos consumos e emissões deverá ser mínimo. Para alimentar este novo motor, foi adicionado também uma nova bateria de hidreto metálico de níquel (Ni-MH) — o restante sistema híbrido do Prius usa baterias de iões de lítio.

Design também foi renovado

Para além de ter recebido o sistema AWD-e, o Toyota Prius viu também o seu visual ser renovado, passando a contar com novos faróis dianteiros e traseiros, novos pára-choques e uma traseira redesenhada. Já no interior as mudanças são bastante discretas, limitando-se a alguns comandos.

Toyota Prius
O renovado Toyota Prius tem a apresentação europeia marcada para o mês de janeiro, no Salão de Bruxelas. Será que também trará o sistema AWD-e?

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que deixou de ser produzido o Toyota MR2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O regresso do Toyota MR2 será como um… elétrico?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O regresso do Toyota MR2 será como um… elétrico?