Notícias Tesla Model S Plaid volta ao Nürburgring e retira 8 segundos ao Taycan Turbo S

Recordes

Tesla Model S Plaid volta ao Nürburgring e retira 8 segundos ao Taycan Turbo S

O Tesla Model S Plaid, com o Track Pack opcional, acaba de tornar-se no elétrico de produção mais rápido de sempre no Nürburgring.

Tesla Model S Plaid Track recorde nurbrugring
© Tesla

O Tesla Model S Plaid é novamente o “rei” dos elétricos no Nürburgring, depois de um exemplar equipado com o opcional Track Pack ter cumprido uma volta ao mítico circuito em apenas 7min25,231s.

Graças a este tempo, o Model S Plaid volta a ser o automóvel elétrico de produção mais rápido de sempre no The Ring, deixando o Porsche Taycan Turbo S oito segundos para trás.

Relembramos que em agosto de 2022, o Taycan Turbo S tinha rodado em 7min33,35s, com um kit performance (apenas disponível na Alemanha) desenvolvido pela Manthey Racing.

O Model S Plaid removeu ainda mais de 10s ao primeiro recorde que tinha fixado neste circuito, em 2021, quando fez o mesmo em 7min35,579s. Tudo graças ao Track Pack.

Podem ver aqui a volta completa do recorde do Tesla Model S Plaid Track Pack:

Os tão aguardados 322 km/h

Desde que foi apresentado, o Model S Plaid com 750 kW ou 1020 cv de potência prometia uma velocidade máxima de 200 milhas por hora, ou seja, 322 km/h.

Porém, nunca os chegou a oferecer. De série estava limitado a 262 km/h, muito por culpa dos travões que o equipavam de série. Em 2022, contudo, esse limite foi elevado para os 282 km/h, quando a construtora norte-americana permitiu adicionar, remotamente, um novo Track Mode.

Tesla Model S Plaid Track recorde nurbrugring
© Tesla

Foi uma notícia muito apreciada pelos proprietários do Model S Plaid, mas que ainda assim ficava muito aquém dos 322 km/h inicialmente prometidos. E o motivo continuava a ser o mesmo: os travões, que tinham dificuldades em lidar com os 2265 kg do Plaid a mais de 300 km/h.

Acontece que em maio deste ano a marca liderada por Elon Musk libertou finalmente o tão aguardado Track Pack, que permite que o Model S Plaid acelere até aos 322 km/h.

O que oferece o Track Pack?

O novo Track Pack do Model S Plaid inclui um kit de travões carbocerâmicos (discos de 410 mm x 40 mm à frente e 410 mm x 32 mm atrás) com maxilas forjadas numa só peça e com novo óleo de travões semelhante ao utilizado em competição (mais resistente ao calor), e pastilhas de travão específicas.

Também traz novas jantes em alumínio forjado com 20” e pneus Goodyear Supercar 3R com 285/35 à frente e 305/30 atrás.

A juntar a isto, a Tesla libertou ainda uma atualização de software que atua sobre a regulação da suspensão pneumática, que passa a estar mais focada para uma utilização em pista, e trabalhou sobre a vetorização de binário, para deixar o Model S mais eficaz em circuito.

Tesla Model S Plaid Track travões
© Tesla

Quanto custa?

Este opcional vai estar disponível no site da marca norte-americana durante o mês de junho e deverá custar até 18 435 euros, aos quais é necessário somar o preço base do Model S Plaid em Portugal, que arranca nos 134 990 euros.

Resta agora saber como será a resposta da Porsche. Não temos dúvidas que a marca de Estugarda vai ripostar com o seu Taycan. Já por diversas vezes foram apanhados protótipos em teste — precisamente no Nürburgring —, de um hipotético Taycan Turbo GT, uma versão ainda mais «apimentada» do elétrico germânico.

LEIAM TAMBÉM: Porsche Taycan Turbo GT aponta «mira» ao Tesla Model S Plaid

Ainda pouco ou nada se sabe acerca desta versão mais radical do Taycan, mas os rumores mais recentes apontam para uma potência total superior a 1000 cv e um pacote aerodinâmico completamente revisto.