Notícias Tavascan antecipa o futuro elétrico da CUPRA

Apresentação

Tavascan antecipa o futuro elétrico da CUPRA

Com apresentação marcada para o Salão de Frankfurt, o Tavascan antecipa o primeiro modelo elétrico da CUPRA e promete 306 cv e 450 km de autonomia.

Depois de ter surgido em vários teaser (se bem te lembras até se chegou a pensar que seria o próximo CUPRA Leon), o mais recente protótipo da CUPRA foi finalmente revelado.

Designado Tavascan, o novo concept da CUPRA tem presença assegurada no Salão de Frankfurt e, tal como o seu”irmão”, o Formentor, apresenta um visual totalmente inovador, confirmando que a CUPRA está cada vez mais a distanciar-se da SEAT em termos estilísticos.

Desenvolvido com base na plataforma MEB, o Tavascan apresenta-se como um SUV-Coupé 100% elétrico, inserindo-se num nicho de mercado (o dos SUV-Coupé elétricos) que, segundo a CUPRA, deverá crescer cerca de 15% por ano.

VÊ TAMBÉM: Queres mais potência no teu CUPRA Ateca? Fala com a ABT Sportsline
CUPRA Tavascan

Novo protótipo, novo estilo

Se ao olharmos para o Formentor ainda é possível detetar alguns elementos estéticos que não negam as origens SEAT (nomeadamente a grelha), o mesmo não acontece com o Tavascan.

O facto de ser 100% elétrico fez com que a CUPRA não oferecesse uma grelha convencional ao Tavascan, com este a receber apenas um pequeno friso que une os faróis e onde surge a palavra “CUPRA”.

Já na traseira, o destaque vai para a barra de luz que atravessa todo o portão traseiro e onde surge o logótipo da marca. Ainda no exterior, destaque para silhueta de SUV-Coupé e as enormes jantes de 22”.

VÊ TAMBÉM: Estes são todos os SUV elétricos que podes comprar em Portugal
CUPRA Tavascan

Quanto ao interior, depois de já termos visto parte deste num teaser, confirma-se a forte aposta tecnológica, sendo os maiores destaques  o painel de instrumentos digital de 12,3” e o ecrã central de 13” que pode mover-se para a frente do passageiro.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen traz de volta o buggy mas desta vez em elétrico
CUPRA Tavascan

Potência não lhe falta

Como seria de esperar, tratando-se de um modelo elétrico de uma marca pertencente ao Grupo Volkswagen, o CUPRA Tavascan foi desenvolvido com base na plataforma MEB, a mesma do ID.3.

Dotado de dois motores elétricos (um no eixo dianteiro e outro no traseiro), o Tavascan conta com 306 cv (225 kW) de potência, um valor que, segundo a CUPRA, permite ao protótipo cumprir os 0 aos 100 km/h em 6,5s.

VÊ TAMBÉM: EQV. Os elétricos na Mercedes também vêm em formato MPV
CUPRA Tavascan
Dotado de dois motores elétricos, o Tavascan é capaz de percorrer 450 km com uma só carga.

A alimentar os dois motores encontra-se uma bateria com 77 kWh de capacidade que permite uma autonomia de 450 km, isto já de acordo com o ciclo WLTP.

Para já, a CUPRA não aponta datas para um possível lançamento do Tavascan (nem indica se o fará), no entanto não é difícil prever que é uma questão de tempo até este se tornar num modelo de produção.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola