Notícias O Salão de Frankfurt (o IAA) vai passar a ser o Salão de… Munique

Salões Automóveis

O Salão de Frankfurt (o IAA) vai passar a ser o Salão de… Munique

Após quase 70 anos em Frankfurt, o IAA, o maior salão automóvel da Alemanha, mudou de casa. A morada escolhida foi a cidade de Munique.

Salão de Frankfurt 2019

Depois de em 2019 o número de visitantes do Salão de Frankfurt (oficialmente designado IAA) ter decrescido 30% e 22 marcas terem faltado ao evento, a Verband der Automobilindustrie (VDA), a entidade que o organiza, decidiu que era altura de mudar a localização do salão bienal.

Tal como te dissemos há cerca de um mês, havia três cidades na corrida para acolher o IAA: Berlim, Munique e Hamburgo.

Num comunicado divulgado ontem, a VDA revelou que a cidade que vai receber o Internationale Automobil-Ausstellung (mais conhecido pelo acrónimo IAA) será Munique.

VÊ TAMBÉM: Um vídeo e 30 imagens do desmantelamento do Salão de Genebra 2020

A cidade bávara impressionou a VDA pelos espaços interessantes para a realização de eventos, boa rede de transportes e experiência na organização de grandes eventos.

Mais que uma mudança de localização

Para além de ter mudado de localização, o IAA vai também mudar de conceito, deixando de ser apenas um salão automóvel para se assumir como uma “plataforma de mobilidade”.

Esta decisão foi fundamental na escolha de Munique, com a VDA a afirmar “Em soma à paixão por automóveis, a faísca inicial deveria ser o facto de a cidade que viesse a acolher o evento (…) conte com conceitos inteligentes de tráfego e modos inovadores de transporte — sustentáveis e de acordo com as necessidades da população”.

Face a tudo isto, para a VDA “Munique e o seu conceito de cidade oferecem as melhores condições para o reínicio do IAA”. Para além disto, o facto de a cidade bávara ser um pólo industrial e tecnológico — a BMW está lá sediada e a sede da Audi, em Ingolstadt, não fica muito longe — também ajudou na hora de escolher a nova morada do IAA.

Por fim, a VDA refere que o IAA não se vai limitar aos pavilhões que o vão acolher, estando previstas diversas ações no centro da cidade (algo que ajudou à escolha de Munique). A ligação até aos pavilhões onde vai decorrer o IAA e estes locais será assegurada com rotas prioritárias para veículos amigos do ambiente.

Sabe esta resposta?
Em que salão foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento