Duelo de gigantes com os pequenos Suzuki Cappuccino e Autozam AZ-1

Duelo de gigantes com os pequenos Suzuki Cappuccino e Autozam AZ-1

1992 Suzuki Cappuccino vs Autozam AZ-1

O Suzuki Cappuccino e o Autozam AZ-1 estão entre os dois mais interessantes kei cars japoneses. Que tal um duelo em pista entre os dois?

Motor em posição central traseira, tracção atrás, dois lugares, portas asas de gaivota, apenas 720 quilos de peso… Até aqui parece a descrição de um carro de competição não é? Então vamos continuar. 660 centímetros cúbicos e 64 cavalos. Sim… sessenta e quatro cavalos?! Só?!

Potência mais que suficiente para momentos de diversão ao volante – como vamos ver mais abaixo. Bem vindos ao mundo dos kei cars, os pequenos automóveis japoneses, um segmento que não existe em mais lado nenhum do mundo. Originalmente criado para estimular a indústria automóvel japonesa no pós- II Guerra, este segmento permanece “vivo” até aos dias de hoje.

Face aos automóveis convencionais, os kei cars têm vantagens fiscais que permitem um preço mais reduzido de venda ao público, e são a solução ideal para as congestionadas cidades japonesas.

1991 Suzuki Cappuccino

Como este filme revela, os kei cars não são apenas puros citadinos e veículos de trabalho. Também deram origem a pequenas e excitantes máquinas. A década de 90 foi sem dúvida a mais interessante nesse ponto.

Do par presente, o Suzuki Cappuccino é talvez o mais conhecido – alguns chegaram até Portugal. Imaginem um Mazda MX-5 que encolheu e não ficam longe do que é um Cappuccino. Em termos de proporções, saibam que o Cappuccino  é mais curto e estreito que um Fiat 500. É mesmo muito pequeno. Motor frontal longitudinal, tracção traseira e, claro, os regulamentados 64 cv (potência máxima admissível) do pequeno três cilindros em linha de 660 cc com turbo.

Mas há mais…

1992 Autozam AZ-1

O Autozam AZ-1 foi sem dúvida o mais radical dos kei cars. Um superdesportivo à escala 1/3. Um projecto inicialmente proposto pela Suzuki, que acabou por chegar à linha de produção pelas mãos da Mazda. O motor vem da Suzuki – a marca japonesa também chegou a vender o AZ-1 com o seu símbolo.

A marca Autozam é também ela uma criação da Mazda, quando esta decidiu criar diversas marcas para conquistar distintos segmentos do mercado. A japonesa Best Motoring, felizmente, recuperou este comparativo de 1992, colocando os dois pequenos, mas divertidos modelos lado a lado.

Para ver a ação em circuito, e piso molhado, vejam o vídeo a partir dos 5:00 minutos. Antes existe uma descrição do AZ-1 e um comparativo de aceleração em estrada. Infelizmente, legendas nem vê-las… percebes japonês? Nós também não.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter