Notícias Restrições ao trânsito em Lisboa já começaram. Saiba onde não pode passar

Trânsito

Restrições ao trânsito em Lisboa já começaram. Saiba onde não pode passar

A Câmara de Lisboa acaba de dar início a diversas obras na cidade, com diversas condicionantes ao trânsito. Conheça todos os detalhes.

Cortes ao trânsito em Lisboa
© CML

Toda a zona ribeirinha de Lisboa, entre o viaduto da Av. Infante Santo e o viaduto da Av. Mouzinho de Albuquerque, a seguir a Sta. Apolónia, já tem ativas as previstas restrições ao trânsito. O motivo está relacionado com as diversas obras que vão ser efetuadas em simultâneo.

Todos os projetos estão destinados a melhorar a cidade em áreas como a mobilidade, o saneamento e o património. No entanto, ainda não há data prevista para a conclusão destes trabalhos.

Infografia cortes ao trânsito em Lisboa
© CML

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, estes serão os projetos a realizar:

  • Plano Geral de Drenagem na Av. da Liberdade e Santa Apolónia;
  • Requalificação da Rua do Arsenal e topo norte da Praça do Comércio;
  • Alteração dos coletores da Rua da Prata e da Av. Infante D. Henrique;
  • Expansão da Linha Verde do Metropolitano;

    Alternativas e exceções de circulação

    Para quem conduz habitualmente na zona ribeirinha de Lisboa, os próximos tempos não vão ser fáceis e vão incluir diversas restrições ao trânsito. No entanto, já há alternativas bem definidas que podem atenuar o problema.

    Para as conhecer da melhor forma, a Câmara Municipal de Lisboa divulgou um vídeo de esclarecimento. O destaque é a nova “5.ª circular”, assinalada como alternativa.

    Pela dimensão da área, estão previstas exceções, nomeadamente para transportes públicos e trânsito local. Desta forma, “quem reside, trabalha, ou tem como destino esta zona” terá vias específicas para o poder fazer.

    Também têm acesso à zona restrita:

    • TVDE apenas para tomada e largada de passageiros;
    • Serviços de tomada e largada de passageiros em hotéis;
    • Veículos ligeiros de animação turística (com licença RNAAT).

    Estas exceções são, no entanto, para viaturas com menos de 3,5 toneladas (peso bruto) e com paragem obrigatória nas zonas sinalizadas.

    Tudo sobre: UE propõe alterar regras da carta de condução. Tudo o que pode mudar

    As restrições ao trânsito em Lisboa relativamente aos veículos pesados, com mais de 3,5 toneladas (peso bruto), usados para cargas e descargas, só têm acesso permitido apenas durante a noite, entre as 20h00 e as 8h00. E também com a obrigatoriedade de utilizar as zonas assinaladas para este efeito.