Notícias O derradeiro “sleeper”? Esta Renault Kangoo com genes de Clio R.S.

Transformação

O derradeiro “sleeper”? Esta Renault Kangoo com genes de Clio R.S.

Renault Kangoo por fora e Clio R.S. 182 por dentro. É assim que podemos resumir esta Kangoo, que pode muito bem ser o "sleeper" perfeito.

Renault Kangoo R.S.
© circuitautomotive (eBay)

Qual o modelo da Renault que tem menos genes desportivos? Se vos fizesse esta pergunta, tenho a certeza que quase todos iam responder: Renault Kangoo. Mas será que é mesmo assim?

Bem, em condições normais sim, posso concordar com essa resposta. Mas a Kangoo que vos trago aqui é a exceção a essa regra.

Isto porque se a Renault Sport alguma vez tivesse resolvido criar uma Kangoo R.S., o resultado não teria sido muito longe disto.

A NÃO PERDER: Quero voltar a jogar Need for Speed Underground. Estou sozinho nisto?

Motor de um Clio R.S. 182 Cup

Esta Renault Kangoo R.S. (vamos chamar-lhe assim daqui para a frente, ok?) começou a sua carreira como uma furgoneta convencional, animada por um motor Diesel com 1.5 l de capacidade com meros 70 cv de potência.

Renault Kangoo RS motor Clio 182
© circuitautomotive (eBay) Esta Renault Kangoo modificada está a debitar cerca de 203 cv de potência

Para este projeto, o proprietário desta Kangoo de primeira geração resolveu livrar-se desse motor e foi buscar algo com mais genica: o motor de 2,0 l e 16 válvulas do Clio R.S. 182 Cup (segunda geração). Tal como a designação sugere, elevou a potência da Kangoo para uns respeitáveis 182 cv.

Não se ficou por aí. Esta Kangoo R.S. recebeu ainda a árvore de cames de um Clio R.S. 197 (terceira geração do Clio), um filtro de ar de alta performance, um escape em aço inoxidável e, claro, uma reprogramação eletrónica. Contas feitas, este motor passou a debitar 203 cv.

Kangoo
© circuitautomotive (eBay) A ironia das ironias?

Motor do Clio R.S. 182 Cup foi só o início…

O motor está longe de ser a única coisa que este Renault Kangoo R.S. pediu «emprestado» ao Clio. E faz sentido que assim seja, já que a primeira geração da Kangoo assentava precisamente no chassis do Clio de segunda geração.

Renault Kangoo RS traseira
© circuitautomotive (eBay) Suspensão foi rebaixada: esquema dianteiro foi «roubado» a um Clio 182

Também todo o esquema de suspensão dianteira foi herdado do Clio R.S. 182 Cup, que depois o dono alterou ao instalar um conjunto de molas da Cooksport.

LEIAM TAMBÉM: No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais

O sistema de travagem também foi melhorado com discos da Brembo e com pastilhas PBS Race. E as jantes de série, provavelmente em ferro, deram lugar a jantes Speedline de 15” em alumínio «embrulhadas» em pneus semi-slicks (homologados para estrada) Nankang NS-2R.

Renault Kangoo RS jantes
© circuitautomotive (eBay)

Procura novo dono

Contas feitas, esta é uma Renault Kangoo com ADN desportivo e com raízes da Renault Sport, uma «casa» que nos deu alguns dos tração dianteira mais espetaculares de sempre. O Mégane R.S. Trophy-R é um grande exemplo disso:

É certo que muitos podem olhar para este projeto e ver apenas um Frankenstein sobre rodas. Mas outros vão perceber que este é um sleeper como poucos.

Isto porque quem olhar para esta Kangoo vai ver uma simples furgoneta de trabalho. Mas a mecânica escondida por debaixo do capô mostra que há muito mais além disso.

Por isso mesmo, temos certo que não vão faltar interessados a esta Renault Kangoo R.S., que está atualmente à venda no eBay, no Reino Unido.

O proprietário está a pedir 6999 libras por ela, qualquer coisa como 8135 euros. Alguém interessado?