Notícias Renault Kangoo E-Tech. Até 285 km para a versão de passageiros

Salão de Paris 2022

Renault Kangoo E-Tech. Até 285 km para a versão de passageiros

Revelada no Salão de Paris, a versão de passageiros da Renault Kangoo E-Tech chega com 285 km de autonomia.

Renault Kangoo E-Tech frente 3/4

Com 4,4 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a Renault Kangoo é um caso sério de sucesso na marca gaulesa.

Por isso, é sem surpresa que a vemos adaptar-se também à nova era da indústria automóvel e assim, pela segunda geração consecutiva, apresentar-se em versões com motor de combustão e 100% elétricas.

Depois de há uns meses termos conhecido a Kangoo E-Tech na variante de mercadorias, a marca gaulesa levou até ao Salão de Paris a versão 100% elétrica da variante de passageiros da Kangoo.

Renault Kangoo E-Tech vista traseira 3/4

Mecânica já conhecida

Tecnicamente a versão de passageiros da Renault Kangoo E-Tech é idêntica à variante de mercadorias.

Desta forma, contamos com um motor elétrico de 90 kW (122 cv) e 245 Nm que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 45 kWh de capacidade.

Esta bateria permite percorrer até 285 km (ciclo WLTP) entre carregamentos, um valor mais baixo que os 300 km da versão comercial.

Renault Kangoo E-Tech a carregar vista lateral

Quanto ao carregamento, num posto de 7,4 kW (AC) carregar a bateria dos 15% aos 100% demora menos de seis horas. Num carregador de 11 kW (AC) é possível carregar dos 15% aos 80% em 2h40min.

Quando «aceleramos» os carregamentos, num posto de 22 kW (AC) a carga da bateria sobe dos 5% aos 80% em 2h30min, enquanto num posto rápido de 80 kW (DC) permite repor 170 km de autonomia em 30 minutos.

«Esticar» a autonomia

Tão importante como o carregamento são os «mecanismos» que permitem «esticar» a carga da bateria para chegarmos mais longe e, nesse campo, não faltam argumentos à Renault Kangoo E-Tech.

Para começar, está equipada com um modo “ECO” que limita a velocidade máxima aos 110 km/h e a potência aos 56 kW (76 cv) para otimizar a autonomia.

Se ainda não for suficiente, a nova proposta da Renault conta ainda com três modos de travagem regenerativa:

  • B1 ou “Sailing”: este modo é ideal para quando se circula em autoestrada, reduzindo ao máximo o efeito de travão motor;
  • B2 ou “Drive”: o modo assumido por defeito, adapta-se a diversas situações, replicando o efeito de travão motor dos modelos com motor de combustão;
  • B3 ou “Brake”: para ser usado em tráfego urbano ou estradas de montanha, este modo apresenta o nível máximo de travagem regenerativa.

Por fim, a nova Kangoo E-Tech conta ainda com uma bomba de calor que permite aquecer o habitáculo sem prejudicar a autonomia. De acordo com o construtor gaulês, este sistema permite preservar até 85 km de autonomia.

VEJAM TAMBÉM: Mobilize Duo. Sucessor do Twizy traz portas de série e anuncia 140 km de autonomia

Quando chega?

Com as primeiras entregas previstas para o final de 2022, a abertura das encomendas do novo Renault Kangoo E-Tech coincidiu com a abertura do certame parisiense.

Renault Kangoo E-Tech bagageira
A bagageira oferece 850 l de capacidade.

O preço da nova proposta para o mercado nacional ainda não foi revelado, mas para os interessados, a Renault já avançou com a garantia associada às baterias: oito anos ou 160 000 km.

Caso as baterias vejam a sua capacidade descer abaixo dos 70% do seu valor nominal durante o período indicado, elas serão substituídas.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos foi usado pela Lotus para desenvolver a tecnologia de efeito de solo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1