Notícias TVDE. Já viste este dístico em automóveis? Sabe o que significa

Transportes

TVDE. Já viste este dístico em automóveis? Sabe o que significa

No trânsito, certamente já te deparaste com carros com um dístico com as letras TVDE atrás ou no pára-brisas. Explicamos-te o que significa.

dístico identificador tvde

Sobretudo para quem circula nos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto, certamente têm-se cruzado cada vez mais com automóveis onde podemos observar um dístico identificador com as letras TVDE tanto no pára-brisas, como no óculo traseiro.

Afinal, o que significa? TVDE identifica, segundo a lei, os automóveis ao serviço de “transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica”, ou seja, as transportadoras privadas que estamos familiarizados como a Uber, a Bolt (ex-Taxify), a Cabify ou a Kapten (ex-Chauffeur Privé).

De acordo com o Diário da República, 2.ª série — N.º 212 — 5 de novembro de 2018, os dísticos identificadores “devem ser colocados de forma amovível e visível, no lado direito do vidro da frente e no lado esquerdo do vidro da retaguarda, sem prejudicar a visibilidade do condutor.”

RELACIONADO: Táxis vs Plataformas eletrónicas. O que os distingue, de acordo com a lei
Uber Táxi, plataformas eletrónicas

Mais de 6900 motoristas

A nova lei que regulariza a atividade de transporte de passageiros em veículos descaracterizados, passou por um período transitório que terminou no final do passado mês de fevereiro. A partir do dia 1 de março, a nova lei obriga à certificação tanto dos motoristas como das empresas de TVDE.

De acordo com o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), já existem mais de 6900 motoristas certificados, com aproximadamente mais 280 pedidos em análise. Relativamente às empresas de TVDE, o IMT já reconheceu 3387, com 175 empresas mais em processo de análise.

VÊ TAMBÉM: Transporte de crianças no automóvel. Tudo o que precisa de saber

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Volkswagen T-Roc R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen T-Roc R com 300 cv. O Hot SUV com sotaque português