Notícias Mobilize Duo. Sucessor do Twizy traz portas de série e anuncia 140 km de autonomia

Apresentação

Mobilize Duo. Sucessor do Twizy traz portas de série e anuncia 140 km de autonomia

O Mobilize Duo é o sucessor do Renault Twizy e além da versão de passageiros vai contar com uma variante comercial, o Mobilize Bento.

Mobilize Duo vista dianteira 3/4
LEIAM TAMBÉM: Olivier François, CEO da FIAT: “Segmento A dos carros simples vai morrer. Serão substituídos por quadriciclos”

Depois de o termos conhecido como um protótipo, o Mobilize Duo foi finalmente revelado e, verdade seja dita, não é muito diferente do protótipo que o antecipou, o EZ-1.

O Duo é o segundo modelo da Mobilize e tem como «missão» substituir o Renault Twizy. Recorde-se que antes deste quadriciclo, a marca de mobilidade do Grupo Renault já tinha revelado o Limo, uma berlina elétrica destinada apenas aos serviços de mobilidade.

Ao contrário do Limo, o Mobilize Duo poderá ser comprado por clientes particulares.

LEIAM TAMBÉM: A Renault diz que isto é o futuro. Conheçam o Mobilize Solo
Mobilize Duo vista traseira 3/4

Para já a Mobilize ainda não revelou quanto irá custar, mas anunciou que o Duo chegará ao mercado no final de 2023 e estará disponível por subscrição ou leasing.

Uma «evolução»do Twizy

O Mobilize Duo apresenta-se como uma evolução do conceito inaugurado pelo quadriciclo gaulês, o Renault Twizy, em 2012.

Continua a ter dois lugares em fila (tandem), mas destaca-se pela presença de portas com vidros e um aspeto bem diferente do Twizy.

Assente numa plataforma tubular, o Duo é produzido com recurso a materiais reciclados (50%) e tem como objetivo ser 95% reciclável.

Para reduzir custos o Duo tem painéis da carroçaria que não são pintados e os para-choques traseiro e dianteiro são iguais e produzidos num plástico que disfarça os riscos e o desgaste.

Quanto às dimensões, o Duo mede 2,43 m de comprimento, 1,30 m de largura e 1,46 m de altura. O seu maior rival, o Citroën Ami, mede 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura.

Mobilize Duo pormenor bancos
Os lugares em fila são «herdados» do Renault Twizy.

Já no interior o Mobilize Duo conta com um pequeno tabliê com um suporte para smartphone e uma entrada USB-C.

VEJAM TAMBÉM: CT-1. O carro que encolhe para caber no lugar das motas

A Mobilize afirma que o design do Duo inspirou-se nas boombox dos anos 80 e 90.

Por fim, para garantir que o Mobilize Duo está sempre atual, o pequeno quadriciclo pode receber atualizações remotas.

Mobilize Duo tabliê
O tabliê do Duo é simples mas não abdicou de um visual distinto. O volante conta com airbag, algo pouco usual nos quadriciclos.

140 km de autonomia e até 80 km/h de velocidade máxima

Apesar de a Mobilize não ter revelado qual a potência do Duo nem a capacidade da sua bateria, a jovem marca do Grupo Renault já deu a conhecer alguns detalhes do seu novo modelo.

Desta forma, o Mobilize Duo estará disponível numa versão com uma velocidade máxima de 45 km/h e noutra que já alcança os 80 km/h. Em ambos os casos a Mobilize promete uma autonomia de cerca de 140 km.

Mobilize Duo vista dianteira 3/4

Quanto ao carregamento, a porta localizada na dianteira «esconde» um cabo fixo que pode contar com diversos tipos de conetores. De série o Duo apresenta-se com um conetor “Tipo 2”, que permite carregar na maioria dos postos públicos.

O Mobilize Bento

Além do Duo, a Mobilize prepara-se para lançar o Bento, a variante de mercadorias do pequeno Duo.

Abdica do segundo lugar, surgindo no seu lugar uma caixa com portas de abertura assimétrica, permitindo ao Mobilize Bento oferecer uma capacidade de cerca de 700 litros.

Tal como o Duo, também o Bento conta com painéis plásticos sem pintura e é produzido com recurso a materiais reciclados. O seu lançamento está previsto apenas para 2024.

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia do Smart EQ fortwo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Smart EQ fortwo. Ainda é o rei da cidade?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Smart EQ fortwo. Ainda é o rei da cidade?