Notícias Radar de velocidade média da Ponte Vasco da Gama vai ser ligado hoje

Radares

Radar de velocidade média da Ponte Vasco da Gama vai ser ligado hoje

Novo radar de velocidade média vai aumentar a fiscalização na Ponte Vasco da Gama. Junta-se a mais 12 que já estão em serviço desde 2023.

Ponte Vasco da Gama
© CarlosPaes/Pixabay

Atualização a 27 de março: Afinal não vai ser hoje. A GNR já esclareceu a confusão sobre a data de entrada em funcionamento do radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama — saiba mais.

Depois de vários testes realizados em 2021, a Ponte Vasco da Gama vai mesmo passar a contar com um radar de velocidade média.

Este novo equipamento vai entrar em funcionamento hoje, dia 27 de março, aumentando assim a fiscalização na «segunda travessia do Tejo», como tantas vezes é apelidada a Ponte Vasco da Gama.

Para os condutores mais distraídos, a app Waze já informou que vai passar a alertar para este novo radar nas próximas 48 horas:

https://twitter.com/WazePortugal/status/1772632791949230117

Este novo radar de velocidade média junta-se assim aos restantes 12 que já estão em funcionamento desde o dia 1 de setembro de 2023. Veja a localização de todos os radares de velocidade média no artigo relacionado abaixo:

Lista A localização de todos os radares de velocidade fixos em Portugal

Como funcionam os radares de velocidade média?

Como o nome indica, estes radares são capazes de calcular a velocidade média, ao invés dos outros, que captam a velocidade instantânea. Nesse sentido, nem deveriam chamar-se radares, pois são essencialmente cronómetros com câmaras fotográficas.

Ou seja, estes medem o tempo que um veículo demora a percorrer uma determinada distância entre dois pontos, calculando posteriormente a velocidade média de passagem.

Algo que se torna possível por existirem dois pontos de leitura, um à entrada e outro à saída de um determinado percurso. No ponto de entrada, o sistema regista a matrícula do veículo e a hora de passagem, fazendo novamente o mesmo no ponto de saída.

Ver também Radares de velocidade média. O que são e como funcionam?

Caso a velocidade média calculada esteja acima do limite legal para essa via, o proprietário desse veículo será autuado.