Notícias Novo Ford Explorer já tem data de chegada ao mercado

Produção

Novo Ford Explorer já tem data de chegada ao mercado

Previsto inicialmente para 2023, o novo Ford Explorer 100% elétrico teve de ser adiado para ficar em conformidade com as novas regras da UE para baterias.

Ford Explorer em caminho de terra, frente 3/4
© Ford

Cerca de oito meses depois de a Ford ter anunciado que iria atrasar a produção do novo Explorer 100% elétrico, a marca norte-americana anunciou, finalmente, o início de produção do novo SUV.

O atraso do início de produção foi justificado pela entrada em vigor, em agosto de 2023, de uma nova legislação que regula todo o ciclo de vida das baterias — desde a produção até à reutilização e reciclagem —, para garantir que estas sejam seguras, sustentáveis e competitivas.

Ford Explorer traseira 3/4
© Ford

Quando chegar ao mercado, o Explorer 2024 já estará, assim, em conformidade com os novos regulamentos.

De acordo com declarações que um porta-voz da marca da oval azul deu à Automobilwoche, o Ford Explorer vai começar a ser produzido a partir do próximo mês de junho, em Colónia, na Alemanha. As entregas estão previstas começar em agosto.

Ford Explorer. O que esperar?

O novo Ford Explorer pouco ou nada tem a ver com o Explorer que já era comercializado no mercado europeu, um SUV híbrido plug-in de grandes dimensões, para além do nome.

A nova proposta da Ford reposiciona-se no segmento C e passa a assentar numa plataforma dedicada para elétricos, que vem da Volkswagen: é a MEB, a mesma que o Volkswagen ID.4.

Sabe-se ainda que na Europa o preço inicial do SUV deverá ser inferior a 45 mil euros, e que «partilhará» mercado não só com o já mencionado ID.4, como com o futuro «primo» CUPRA Tavascan, ou os novos Renault Scénic e Peugeot e-3008, que estão quase a chegar.

O lançamento do Explorer é mais um passo para a transição da Ford para uma marca 100% elétrica, que deverá acontecer até 2030. Nesse sentido, a Ford está a investir dois mil milhões de euros na transformação da sua fábrica de Colónia — onde está também sediada — no seu centro de eletrificação europeu.

A gama elétrica da Ford deverá expandir-se rapidamente nos próximos tempos: este ano vamos conhecer um Puma 100% elétrico e o Explorer terá um «irmão» na forma de um crossover de linhas mais desportivas, que será feito na mesma linha de produção.

A aceleração da introdução de veículos elétricos na Europa por parte da Ford deve-se, em parte, à sua parceria industrial com o Grupo Volkswagen, que envolve mais que veículos elétricos. Saiba mais:

Sabe esta resposta?
Onde se arrumam as portas do Ford Bronco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabes onde se arrumam as portas do Ford Bronco?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabes onde se arrumam as portas do Ford Bronco?