Notícias Vai deixar saudades. Tributo ao Audi R8 em vídeo

Produção

Vai deixar saudades. Tributo ao Audi R8 em vídeo

O Audi R8 dá agora a sua última volta, num vídeo emocionante de tributo ao supercarro. O V10 a gritar a plenos pulmões vai deixar saudades.

Audi R8 deriva, frente
© Audi USA

Já se sabia que ia acontecer, mas ainda assim, agora que o momento chegou, não torna menos fácil dizer adeus ao Audi R8, cuja produção termina neste ano de 2023.

A Audi USA antecipou-se ao fim do modelo e pediu aos seus fãs que a ajudassem a criar uma homenagem, na forma de um vídeo, ao supercarro da marca dos quatro anéis.

O resultado emocionante é o que podem ver no vídeo abaixo, onde podemos ver vários Audi R8, da primeira e segunda geração em ação, e onde o glorioso V10 naturalmente aspirado dos últimos R8 deixa-se ouvir.

O supercarro da Audi

Foi em 2003 que o R8 começou a ganhar forma, com a revelação do protótipo Le Mans quattro, um tributo na forma de supercarro às vitórias sucessivas da Audi nas 24 Horas de Le Mans.

Três anos depois, o protótipo dava lugar ao Audi R8 de produção, o primeiro supercarro da marca. Algo só possível devido à aquisição uns anos antes da Lamborghini, que da mesma base fez nascer o Gallardo.

Do original, equipado com o V8 naturalmente aspirado de 4,2 l e uma caixa de velocidades manual, passaram 17 anos e duas gerações deste modelo. A saga termina no mais recente R8 GT, agora com um bem maior e mais potente V10 naturalmente aspirado de 5,2 l, o motor que acabou por definir este supercarro alemão.

É mesmo o fim?

O Audi R8 a combustão parece estar definitivamente condenado aos encontros de clássicos e livros de história. Mas pode não ser o fim para um supercarro na Audi.

Há rumores de que poderá haver uma terceira geração de um Audi superdesportivo — talvez com outra designação —, mas totalmente elétrico, baseado na futura plataforma SSP do Grupo Volkswagen.

Encontro de gerações do Audi R8
Todos os Audi R8 GT reunidos.

A acontecer só será mais próximo do final da década, mas enquanto não há confirmações, só podemos recordar o Audi R8, considerado por muitos uma referência que vai deixar muitas saudades, recordações e, talvez, alguns «corações partidos» .