Notícias Subida do ISP provoca aumento do preço dos combustíveis

Combustíveis

Subida do ISP provoca aumento do preço dos combustíveis

A atualização dos descontos do ISP por parte do Governo fez com que o preço dos combustíveis subisse esta semana.

Indicador de combustivel com luz de reserva acesa

A partir de hoje, 5 de dezembro, os combustíveis vão ficar mais caros, e não se deve à subida do preço do barril do petróleo ou de flutuações cambiais, mas sim porque o Governo ajustou o valor do desconto do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

Desde março, pouco tempo depois da invasão da Rússia à Ucrânia, que o Governo implementou uma série de medidas extraordinárias de redução fiscal para fazer face ao aumento substancial do preço dos combustíveis.

Entre essas medidas temos o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, e a suspensão da atualização da taxa de carbono (em vigor até ao final do ano).

LEIAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Posto combustível diesel gasolina

Desde setembro que o Governo ajusta mensalmente o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA e, devido à descida continuada do preço dos combustíveis no último mês e meio, o Governo reduziu o valor do desconto para o mês de dezembro.

Esse ajuste foi anunciado na última sexta-feira e entre hoje em vigor. O resultado é que, apesar da cotação do preço dos combustíveis manter a trajetória de descida esta semana, em Portugal, por força do aumento desta parcela da carga fiscal, o preço dos combustíveis ao consumidor subiu.

Quanto subiu?

Assim, o aumento do preço médio do gasóleo simples deverá ser de 1,8 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples será de 1,4 cêntimos.

Tendo como referência o preço médio dos combustíveis verificados na última quinta-feira (1 de dezembro) que foram divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) — que já inclui os descontos praticados pelas gasolineiras — o preço médio tanto do gasóleo simples como da gasolina simples deverá fixar-se nos 1,656 €/l, em linha com as previsões do final da semana passada.

LEIAM TAMBÉM: Primeiro teste ao Peugeot 408. Há vida para além dos SUV?

As principais gasolineiras já refletem esses aumentos. Na Galp o preço do gasóleo subiu 1,3 cêntimos por litro e o da gasolina 1,9 cêntimos por litro; na BP o gasóleo aumentou dois cêntimos e a gasolina um cêntimo; por fim, na Repsol, o gasóleo subiu 1,5 cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos.

Fonte: ECO, Mais Gasolina