Notícias Descida do gasóleo confirmada, mas houve surpresas na gasolina

Combustíveis

Descida do gasóleo confirmada, mas houve surpresas na gasolina

No primeiro dia de mais uma semana que se prevê vir a ter mais ajustes, confirma-se a descida do preço do gasóleo, mas também da gasolina.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Esta semana começa com boas surpresas no preço dos combustíveis. Depois das previsões que indicavam apenas uma descida do preço do gasóleo, a gasolina também viu o seu preço descer, ainda que num valor inferior.

Desta forma, confirma-se a redução de 2,1 cêntimos por litro no preço do gasóleo simples, mas também uma descida no preço médio da gasolina simples 95, de 0,7 cêntimos por litro.

No entanto, uma vez que estamos nos últimos dias do mês, são aguardadas novidades a qualquer momento, relacionadas com novos ajustes nas medidas de redução fiscal do Governo.

Para já, o preço médio dos combustíveis está em 1,706 €/l de gasóleo simples e em 1,768 €/l de gasolina.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso o dos valores médios da passada sexta-feira, dia 27 de outubro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Nas principais gasolineiras — BP, Galp e Repsol —, todas elas desceram o preço do gasóleo em três cêntimos por litro. No caso da gasolina, a Galp desceu o preço por litro em meio cêntimo, a Repsol em um cêntimo e a BP foi a que desceu mais, em um 1,5 cêntimos por litro.

Medidas do Governo até ao final do mês

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores. Em outubro o «desconto fiscal» foi aumentado, o que deu origem a uma descida do valor final.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

O que se traduz, de momento, num desconto no ISP de 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e de 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Ao juntar todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais Gasolina

Atualização a 31 de outubro: Informação relativa às descidas e preços médios finais foram atualizados.