Notícias Tem carro com motor Diesel? Preço do gasóleo desce na próxima semana

Combustíveis

Tem carro com motor Diesel? Preço do gasóleo desce na próxima semana

O início da próxima semana vai trazer novos ajustes no preço dos combustíveis. Desta vez, é o preço do gasóleo que sai mais beneficiado.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

O início da próxima semana será positivo para quem tem automóvel a gasóleo, que ainda é o combustível mais consumido, por larga margem, em solo nacional.

Segundo as previsões de fontes do setor, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, o gasóleo verá o seu preço descer 2,5 cêntimos por litro. Já no que diz respeito à gasolina, as previsões apontam para que o valor se mantenha inalterado.

Desta forma, os valores indicativos para o preço dos combustíveis na próxima semana são de 1,701 €/l no caso do gasóleo e de 1,774 €/l no que diz respeito à gasolina.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 19 de outubro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível, pois são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final que terá de ser pago pelos consumidores. E desde o início deste mês de outubro o «desconto fiscal» foi aumentado, o que deu origem a uma descida do valor final.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

Desta forma, o preço a pagar por cada litro de combustíveis abastecido está um pouco mais baixo, devido à redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina, tal como revelado em comunicado.

Ou seja, atualmente, o desconto aplicado ao ISP é de 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e de 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Ao juntar todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.