Notícias Preço dos combustíveis. Aumentos regressam na próxima semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Aumentos regressam na próxima semana

Descida do preço dos combustíveis está prevista terminar esta semana. Aumentos regressam na próxima semana.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Depois de duas semanas a descer, o preço dos combustíveis vai inverter a tendência. Ou seja, na próxima semana, regressam os aumentos.

Segundo as informações provenientes de fontes do setor dos combustíveis, na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, o litro de gasóleo vai custar mais dois cêntimos. A gasolina sobe mais um pouco, com um aumento de 2,5 cêntimos por cada litro.

Caso se confirmem estes aumentos, na próxima semana, cada litro de gasóleo terá um preço médio (indicativo) de 1,727 €/l enquanto o valor da gasolina ficará em 1,779 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 19 de outubro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível, pois são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o preço dos combustíveis. E neste mês de outubro viram o «desconto fiscal» aplicado ser aumentado.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Desta forma, o preço a pagar pelos consumidores também ficou ligeiramente mais baixo, através da redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina, como revelado em comunicado.

Ou seja, o desconto aplicado ao ISP passou a ser de 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e para 16,3 cêntimos por litro de gasolina.

Quando juntamos todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.