Notícias Espere pela próxima semana para abastecer. Preço dos combustíveis vai descer

Combustíveis

Espere pela próxima semana para abastecer. Preço dos combustíveis vai descer

O preço dos combustíveis deverá voltar a descer mais uns cêntimos no início da próxima semana, tanto na gasolina como no gasóleo.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

O preço dos combustíveis vai voltar a descer mais do que o habitual pela segunda semana consecutiva, adiantam fontes ligadas ao setor.

No início da próxima semana, segunda-feira, dia 16 de outubro, o preço do gasóleo deverá estar dois cêntimos mais barato e a gasolina também deverá descer 2,5 cêntimos.

Desta forma, se conseguir aguardar até segunda-feira, o preço médio de cada litro de combustível já deverá rondar os 1,724 €/l no caso do gasóleo e os 1,773 €/l no caso da gasolina simples de 95 octanas.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível, pois são apenas os preços médios e indicativos.

Desconto aumenta, preços descem

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o preço dos combustíveis. Sendo que as medidas para o mês de outubro viram o desconto aplicado a ser aumentado.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Desta forma, o preço a pagar pelos consumidores também ficou ligeiramente mais baixo, através da redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, como revelado em comunicado.

Ou seja, o desconto aplicado ao ISP passa a ser de 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e para 16,3 cêntimos por litro de gasolina.

Quando juntamos todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.

Fonte: ECO