Notícias Semana começa com maior descida em oito meses no preço dos combustíveis

Combustíveis

Semana começa com maior descida em oito meses no preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis no início desta semana reflete a maior descida nos últimos oito meses. Gasolina desceu 6 cêntimos por litro.

Pistolas de abastecimento de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Em linha com as previsões da semana passada, a semana arrancou com a maior descida no preço dos combustíveis nos últimos oito meses.

A descida é mais evidente no preço da gasolina, que teve uma descida na ordem dos seis cêntimos por litro, passando a ser comercializada a um preço médio de 1,793 €/l.

Já no caso do gasóleo, que ainda é o combustível mais utilizado em solo nacional, a descida foi de quatro cêntimos por litro, atingindo um preço médio de 1,742 €/l. É a terceira semana consecutiva em que vemos o preço do gasóleo diminuir.

Como é habitual, a base de cálculo para obter o preço dos combustíveis, são os números que nos são fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Afinal, tratam-se apenas de preços médios e indicativos.

Além disso, é de notar que cada posto poderá ter um valor diferente. Em Portugal, as gasolineiras são livres de praticar o preço de combustíveis que consideram ser o mais correto. Seja este ajustado por cada posto ou simplesmente pela zona geográfica em que se encontra.

Medidas fiscais em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a ter alguma influência no preço dos combustíveis. Sendo que as medidas do mês de outubro, divulgadas num comunicado, viram o desconto aplicado a ser aumentado.

Desta forma, o preço a pagar pelos consumidores também ficou ligeiramente mais baixo, através da “redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina”, como revelado em comunicado.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Ou seja, o desconto aplicado ao ISP aumenta para 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e para 16,3 cêntimos por litro de gasolina. Se juntarmos todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.