Notícias Preço dos combustíveis com nova descida esta semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis com nova descida esta semana

Preço dos combustíveis volta a descer, tal como na semana passada. Tanto o litro de gasóleo como o de gasolina estão agora mais acessíveis.

Pistolas de abastecimento de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Tal como tínhamos previsto na passada sexta-feira, o preço dos combustíveis voltou a descer pela segunda semana consecutiva. A partir de hoje, 16 de outubro, abastecer com gasóleo ou gasolina está ligeiramente mais acessível.

No caso do gasóleo, que ainda é o combustível mais utilizado em solo nacional, a descida ficou nos dois cêntimos por cada litro abastecido. Na gasolina, a descida foi levemente mais expressiva, em torno dos 2,5 cêntimos por litro.

Segundo os valores que nos são indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio (indicativo) dos combustíveis está agora em 1,724 €/l no caso do gasóleo e nos 1,773 €/l no caso da gasolina.

Diretamente nas gasolineiras, a descida de preços foi mais ou menos semelhante, tal como revelado no site Mais Gasolina. No caso da BP, por exemplo, a descida foi de três cêntimos na gasolina e 2,5 cêntimos no gasóleo. A Repsol desceu o preço da gasolina 2,8 cêntimos por litro e o gasóleo em dois cêntimos. Já a Galp desceu o litro de gasolina 2,8 cêntimos e o preço do gasóleo em 1,5 cêntimos

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível, pois são apenas os preços médios e indicativos.

Desconto aumenta, preços descem

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o preço dos combustíveis. Sendo que as medidas para o mês de outubro viram o desconto aplicado a ser aumentado.

Bloco de notas, máquina calculadora e moedas
© Amol Tyagi / Unsplash

Desta forma, o preço a pagar pelos consumidores também ficou ligeiramente mais baixo, através da “redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, como revelou o Governo em comunicado.

Ou seja, o desconto aplicado ao ISP passa a ser de 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e para 16,3 cêntimos por litro de gasolina.

Quando juntamos todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
No quinto filme da saga Fast & Furious (Fast Five), o carro com que "Dom" salta de um comboio em andamento é uma réplica de que Corvette?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi assim que aconteceu. O «salto» do Toretto no Velocidade Furiosa 5