Notícias Não abasteçam já. Combustíveis descem na próxima semana

Combustíveis

Não abasteçam já. Combustíveis descem na próxima semana

Há finalmente boas notícias no que diz respeito ao preço dos combustíveis, com descidas significativas previstas para a próxima semana.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

As constantes subidas do preço dos combustíveis quase que já nem nos são estranhas. Mas agora, finalmente, parece que a tendência se começa a inverter e que vamos poder assistir a uma descida de preços na próxima semana (9 e 15 de outubro).

Segundo as previsões disponibilizadas por fontes do setor, tanto o gasóleo como a gasolina descem de preço na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro. O gasóleo deverá descer cerca de quatro cêntimos e a descida da gasolina chegará mesmo aos seis cêntimos por cada litro abastecido.

Desta forma, segunda-feira, cada litro de gasóleo deverá ter um preço (médio e indicativo) de 1,742 € e a gasolina deverá ficar em 1,793 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os números que nos são fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível, pois são apenas preços médios e indicativos. Além disso, é de notar que cada posto poderá ter um valor diferente, uma vez que as gasolineiras são livres de praticar o preço que consideram ser o mais correto. Seja este ajustado por cada posto ou simplesmente pela zona geográfica em que se encontra.

No início desta semana, o preço dos combustíveis acabou mesmo por descer, contrariando um pouco as previsões do final da semana passada. Por causa disso, cada litro de combustível já está 2,3 cêntimos mais barato, enquanto a gasolina também desceu 1,2 cêntimos.

Desconto aumenta, preços descem

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a ter alguma influência no preço dos combustíveis. Sendo que as medidas do mês de outubro, divulgadas num comunicado, viram o desconto aplicado a ser aumentado.

Pistola de abastecimento com a mão do utilizador

Desta forma, o preço a pagar pelos consumidores também ficou ligeiramente mais baixo, através da redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina”, como revelado em comunicado.

Ou seja, o desconto aplicado ao ISP aumenta para 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e para 16,3 cêntimos por litro de gasolina. Se juntarmos todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.