Notícias Combustíveis. Governo reduziu incentivos e os preços nas bombas já mudaram

Preços dos combustíveis

Combustíveis. Governo reduziu incentivos e os preços nas bombas já mudaram

Além do ajuste habitual no início de cada semana, os preços dos combustíveis vão também incluir a nova revisão das medidas do governo.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Se tiver de passar num posto ou área de serviço para abastecer o carro no início desta semana poderá não notar grande diferença nos preços dos combustíveis. Mas por trás desse valor, há algumas novidades.

As previsões do setor no final da semana passada mostravam-nos que o preço da gasolina ia ficar precisamente na mesma. Mas também que o gasóleo ia descer cerca de 1,5 cêntimos por cada litro abastecido. No entanto, o dia 17 de abril foi também a data anunciada pelo governo para novas alterações às medidas extraordinárias em vigor.

Com a segunda-feira prestes a terminar, o governo anunciou as novas medidas, com a principal diferença a estar na diferenciação do desconto fiscal para o gasóleo e para a gasolina. Desde o início de março que o desconto era igual para os dois tipos de combustível, com um valor de 34 cêntimos por litro.

Mas a partir de hoje, 18 de abril, a “redução da carga fiscal passará a ser de 32,8 cêntimos por litro de gasóleo e de 34 cêntimos por litro de gasolina”, avança o comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças. A alteração é justificada com a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

Ou seja, na prática, o valor de cada litro de gasolina ficará precisamente na mesma. Mas no que diz respeito ao gasóleo, em vez da descida prevista de 1,5 cêntimos por litro, esta será de apenas 0,3 cêntimos. Uma vez que o desconto foi reduzido em 1,2 cêntimos.

Os outros «ajustes» dos preços dos combustíveis

Logo nas primeiras horas de ontem, diversos postos de abastecimento renovaram o mostrador dos preços de cada litro de combustível.

No caso da Galp, a gasolina aumentou meio cêntimo, enquanto o gasóleo recebeu a tal descida de 1,5 cêntimos por cada litro. A BP aumentou a gasolina em um um cêntimo e também desceu o valor do gasóleo em 1,5 cêntimos. E a Repsol subiu o valor do litro de gasolina em 1,4 cêntimos, enquanto o gasóleo desceu apenas um cêntimo.

Mas hoje, com a entrada em vigor do novo «desconto» do ISP, a Repsol ajustou o preço do gasóleo em 1,2 cêntimos por litro — exatamente a diferença anunciada pelo governo. É de esperar correções semelhantes por parte das outras gasolineiras.

Fonte: ECO, Mais Gasolina

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tinha o motor 3.0 V6 do Alfa Romeo SZ de 1989?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato. Há 100 anos a criar os Alfa Romeo mais fascinantes e intrigantes