Notícias Combustíveis. Previsão de subida dos preços na próxima semana

Combustíveis

Combustíveis. Previsão de subida dos preços na próxima semana

No início da próxima semana prevê-se uma subida mínima no preço dos combustíveis, tanto para o gasóleo como para a gasolina.

pistola de abastecimento combustível

Se na semana passada vimos o preço médio dos combustíveis descer, no início da próxima semana (16 de janeiro) a trajetória inverte-se e tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros.

Porém, o aumento será mínimo para ambos os combustíveis, prevendo-se um aumento de apenas meio cêntimo por litro, seja no gasóleo ou na gasolina.

Tendo como ponto de partida os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (13 de janeiro) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras — esta ligeira subida deverá colocar o preço médio do gasóleo simples nos 1,601 €/l e o da gasolina simples nos 1,663 €/l.

LEIAM TAMBÉM: Coimas por falta de pagamento das portagens vão ter limite
Posto de combustível
Na próxima semana atestar poderá ficar um pouco mais caro.

Petróleo a subir

Esta ligeira subida no preço dos combustíveis é justificada em parte pela subida do preço do petróleo (brent, a referência para o mercado europeu) de cerca de 6% na semana passada (fechou a 85,28 dólares por barril). Outro fator que está a influenciar o preço dos combustíveis é a desvalorização do dólar para um mínimo de quase nove meses.

Como acontece desde março de 2022, o preço dos combustíveis em Portugal também continua a ser beneficiado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal que se mantém em vigor. O que se traduz numa redução da carga fiscal sobre os combustíveis em 35,9 cêntimos por litro no gasóleo e 32,5 cêntimos na gasolina.

Fonte: Eco