Notícias Preço dos combustíveis. Gasóleo e gasolina a subir

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasóleo e gasolina a subir

As previsões apontavam para uma subida ligeira no preço dos combustíveis no início desta semana, mas acabou por subir mais que o previsto.

pistola de abastecimento combustível

Registou-se no início da semana (ontem, 16 de janeiro) uma subida no preço dos combustíveis, tanto no gasóleo como na gasolina, indo de encontro às previsões do final da semana passada.

A subida prevista de meio cêntimo por litro no preço médio dos combustíveis, contudo, não se confirma; os combustíveis viram o seu preço médio subir mais de um cêntimo por litro.

Considerando os preços médios registados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (13 de janeiro) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras —, constata-se que o preço médio do gasóleo simples subiu 1,5 cêntimos por litro no início desta semana, fixando-se nos 1,611 €/l e o da gasolina simples subiu 1,4 cêntimos por litro, fixando-se nos 1,672 €/l.

LEIAM TAMBÉM: Foram produzidos mais de 300 mil veículos em Portugal em 2022
pessoa retira mangueira de posto de abastecimento

Nas principais gasolineiras do país este cenário de aumento sai reforçado. Na Galp o gasóleo e a gasolina 95 subiram um cêntimo por litro, mas a gasolina 98 desceu 3,5 cêntimos; na BP o gasóleo simples e a gasolina subiram dois cêntimos por litro, enquanto o gasóleo aditivado subiu 1,5 cêntimos; por fim, na Repsol, verifica-se um aumento de dois cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina.

A determinar ainda os preços dos combustíveis em Portugal temos as medidas extraordinárias de redução fiscal impostas pelo Governo. Medidas que se traduzem numa redução da carga fiscal sobre os combustíveis em 35,9 cêntimos por litro no gasóleo e 32,5 cêntimos na gasolina.

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil

Fonte: Mais Gasolina, DGEG