Notícias Não espere por segunda-feira. Preço dos combustíveis vai continuar a subir

Combustíveis

Não espere por segunda-feira. Preço dos combustíveis vai continuar a subir

O preço dos combustíveis vai continuar a sua escalada, uma vez que as previsões apontam para um novo aumento no início da próxima semana.

Gasóleo combustíveis isp

Ainda não é desta que voltamos a contar com uma descida de preços. De acordo com as previsões do setor, o preço dos combustíveis vai continuar a subir já na próxima segunda-feira.

Está será a quarta semana consecutiva a registar uma subida no preço do gasóleo e a sétima semana no caso da gasolina.

Assim, segundo as previsões disponíveis, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o preço do gasóleo simples irá aumentar 2,5 cêntimos por litro e o da gasolina simples 95 irá aumentar um cêntimos por litro.

Contas feitas, o preço médio do gasóleo simples deverá ser de 1,631 €/l, enquanto o da gasolina simples 95 passa para 1,698€/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 1 de fevereiro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes valores não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e com o novo ano ainda não sofreram alterações.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco