Notícias Preço dos combustíveis vai descer na próxima semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis vai descer na próxima semana

Se para muitos condutores a próxima segunda-feira se traduz em «descanso», relativamente ao preço dos combustíveis vai significar «descida».

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Depois de uma semana com atualizações nas medidas extraordinárias de redução fiscal do governo, as previsões do setor para o preço dos combustíveis indicam boas notícias já na próxima segunda-feira (24 de abril).

Ou seja, se tudo se confirmar, tanto a gasolina como o gasóleo descem de preço na próxima semana. As previsões indicam que a descida pode chegar aos cinco cêntimos por litro na gasolina e a três cêntimos no caso do gasóleo.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Para calcular o valor previsto, usámos o preço médio dos combustíveis revelados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na passada quinta-feira (20 de abril), que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras. Desta forma, na próxima semana, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,466 €/l, enquanto a gasolina simples 95 deverá descer para 1,663 €/l.

Nunca será demais relembrar que estes são apenas valores de referência e que o preço dos combustíveis cobrado ao consumidor pode variar. Vai depender da localização do posto de abastecimento, da marca e da percentagem que esta aplica.

Além disso, estes mesmos valores continuam a estar dependentes das oscilações de preço em função da variação do valor das cotações do petróleo.

Preço dos combustíveis: medidas atualizadas

O governo atualizou, no passado dia 17 de abril, as medidas extraordinárias de redução fiscal. O Ministério das Finanças anunciou, via comunicado, novos ajustes ao Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, mais conhecido por ISP.

O que mudou: Governo reduz «desconto» fiscal no gasóleo

Até essa data, tanto a gasolina como o gasóleo tinham um «desconto fiscal» de 34 cêntimos por cada litro.

Depois das atualizações, a redução da carga fiscal da gasolina não foi afetada, ficando precisamente no mesmo valor, enquanto o valor da carga fiscal do gasóleo baixou de 34 cêntimos por litro para 32,8 cêntimos por litro.

Contudo, este ajuste às medidas prometem ter uma duração curta, uma vez que voltarão a ser revistas no final deste mês.

Sabe esta resposta?
Perto de que cidade portuguesa naufragou o navio inglês Hildebrand, em 1957, com diversos Nash Metropolitan a bordo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hildebrand. A história do navio que naufragou e espalhou carros em Cascais