Notícias Subida sem fim? Preço dos combustíveis deve voltar a subir na próxima semana

Combustíveis

Subida sem fim? Preço dos combustíveis deve voltar a subir na próxima semana

Pela sexta semana consecutiva, as fontes ligadas ao setor apontam para um novo aumento do preço dos combustíveis.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

A tendência de subida no preço dos combustíveis deverá permanecer na próxima semana (19 de fevereiro). Caso se verifique esta nova subida será a sexta semana consecutiva a subir, com os preços a nivelarem pelos praticados em meados de novembro.

Prevê-se, segundo informações ligadas ao setor, que cada litro de gasóleo simples — continua a ser o combustível mais utilizado em solo nacional —, vai ficar dois cêntimos por litro mais caro, enquanto a gasolina simples 95 deverá aumentar três cêntimos por litro.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o preço médio do gasóleo simples vai passar para 1,669 €/l. Já a gasolina simples 95, segundo as previsões, vai passar para 1,737 €/l.

Leia também: JLR abranda nos 100% elétricos e acelera nos híbridos

Tal como habitual, a base de cálculo para estes valores são os divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 15 de fevereiro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes valores não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos. Afinal, os revendedores de combustível ainda continuam a ter «permissão» para praticar o preço dos combustíveis que consideram ser o mais adequado à sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e este ano ainda não sofreram alterações.

Posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
A BBS começou por produzir o quê antes de passar para as jantes?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jantes BBS. Nem só de carros se fazem os ícones da história automóvel