Notícias Agora é oficial. Porsche diz adeus definitivo aos motores Diesel

Diesel

Agora é oficial. Porsche diz adeus definitivo aos motores Diesel

A Porsche diz, oficialmente, adeus aos motores Diesel. A diminuição de vendas e a procura crescente dos seus híbridos justificam a decisão.

Porsche Macan Diesel

O que parecia ser uma medida temporária, em preparação para o WLTP, tornou-se agora permanente. A Porsche anunciou oficialmente que os motores Diesel deixarão de fazer parte da sua gama.

A justificação para o abandono está nos números de vendas, que têm diminuído. Em 2017, apenas 12% das suas vendas globais corresponderam a motorizações Diesel. Desde fevereiro deste ano que a Porsche não tem nenhum motor Diesel em portefólio.

Por outro lado, a procura por motorizações eletrificadas na marca de Zuffenhausen não tem parado de crescer, ao ponto de já ter originado problemas no fornecimento de baterias — na Europa, 63% dos Panamera vendidos correspondem às variantes híbridas.

RELACIONADO: Taycan. As primeiras especificações oficiais do Porsche 100% elétrico

A Porsche não está a demonizar o Diesel. É e continuará a ser uma importante tecnologia de propulsão. Nós como construtor de carros desportivos, no entanto, onde o Diesel sempre teve um papel secundário, chegámos à conclusão que gostaríamos que o nosso futuro fosse livre do Diesel. Naturalmente iremos continuar a cuidar dos nossos clientes Diesel atuais com todo o profissionalismo esperado.

Oliver Blume, CEO da Porsche

Os planos elétricos

Os híbridos já presentes na gama — Cayenne e Panamera — serão acompanhados, a partir de 2019, com o seu primeiro veículo 100% elétrico, o Taycan, antecipado pelo concept Mission E. Não será o único, especulando-se que o segundo modelo Porsche a seguir a via totalmente elétrica seja o Macan, o seu mais pequeno SUV.

A Porsche anuncia que até 2022 terá investido mais de seis mil milhões de euros em mobilidade elétrica, e até 2025, todos os Porsche deverão ter ou uma motorização híbrida ou elétrica — 911 incluído!

Sabe esta resposta?
O Audi Q8 chega a Portugal com apenas uma motorização. Qual é?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi Q8. O rival do X6 e GLE Coupé já chegou a Portugal