Notícias Cidades alemãs preparam-se para banir os Diesel mais antigos

Emissões

Cidades alemãs preparam-se para banir os Diesel mais antigos

Algumas das principais cidades alemãs preparam-se para proibir a circulação dos veículos Diesel mais antigos, a começar por Hamburgo.

Sinal de proibição de circulação a carros Diesel anteriores a Euro 5 em Hamburgo

A notícia é avançada pela Reuters, acrescentando que Hamburgo começou já a colocar sinalética, indicando quais os veículos que estão proibidos de circular em determinadas artérias da cidade. Sendo que as informações recolhidas pela mesma agência noticiosa apontam no sentido de que a proibição entre em vigor ainda este mês.

A decisão agora conhecida daquela que é a segunda maior cidade da Alemanha, com cerca de 1,8 milhões de habitantes, surge na sequência da decisão de um tribunal alemão, proferida em fevereiro último, a qual entrega aos autarcas o direito de impor tais limitações.

Neste momento, Hamburgo aguarda apenas uma segunda decisão judicial, quanto ao tipo de viaturas cuja circulação poderá ser proibida na cidade — se apenas os automóveis que não cumpram a norma Euro 6, entrada em vigor em 2014, ou, pelo contrário, apenas um número mais reduzido de viaturas, que não respeitam sequer o Euro 5, de 2009.

Trânsito

Ambientalistas contra alternativa

Apesar de já ter colocado cerca de 100 sinais de trânsito informando os motoristas das artérias onde não poderão circular, o município de Hamburgo não deixou, contudo, de propor trajetos alternativos. Algo que, no entanto, acabou desagradando aos ambientalistas, os quais consideram que esta solução veio fazer com que os condutores façam trajetos maiores, emitindo mais gases poluentes.

Quanto à fiscalização nas artérias onde os Diesel mais antigos passam a estar proibidos de circular, será levada a cabo através da instalação de monitores de qualidade do ar.

Europa segue tendência

Enquanto a Alemanha avança com a proibição de circulação nas cidades dos veículos Diesel mais antigos, outros países europeus, como o Reino Unido, a França ou a Holanda, decidiram já avançar com propostas de proibição de comercialização de todo e qualquer automóvel com motor de combustão interna, até 2040, o mais tardar.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia anunciada para o Tesla Model 3 AWD?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Model 3 Performance é o rival zero emissões do BMW M3, de acordo com Musk