Notícias França tem novo radar que deteta quem viaja sozinho. Qual o objetivo?

Radares

França tem novo radar que deteta quem viaja sozinho. Qual o objetivo?

Os gauleses têm um novo sistema para penalizar os condutores que viajem sozinhos em vias onde não podem: o radar de veículos partilhados.

Estrada durante o dia em Paris, com tráfego
© Clément Dellandrea, Unsplash

A França não é propriamente «estranha» quando o assunto é colocar tecnologias ao serviço de apanhar os condutores que não cumprem as regras de trânsito, sobretudo as relacionadas com a velocidade.

Uma vez que é um dos países que mais se preocupa em sancionar os condutores «rebeldes», tem implementado sistemas que vão dos radares de velocidade média — sendo que, atualmente, está a acabar com estes —, aos mais recentes carros-radar privados.

Além da velocidade, agora está a virar a atenção para os condutores que circulem indevidamente nas vias designadas em França de VR2+, ou seja, as vias reservadas para veículos partilhados. São considerados veículos partilhados aqueles que transportam duas pessoas ou mais, incluindo crianças.

Assim, caso viaje sozinho e decida usar uma via reservada para veículos partilhados — geralmente com menos tráfego —, há um novo sistema a ser implementado capaz de detetar e autuar automaticamente a infração: o Radar de covoiturage ou Radar de veículos partilhados, como informa a publicação francesa L’Argus.

No que consistem estes «radares»?

Estes «radares» de veículos partilhados, primeiro que tudo e ao contrário do que se poderia esperar, não são tecnicamente radares — à semelhança do que acontece com os radares de velocidade média.

São, ao invés, um sistema de gravação de vídeo assistido por computador e apoiado por câmaras termográficas. O que torna possível saber quantos passageiros se encontram dentro dos veículos, ao mesmo tempo que é capaz de ler as respetivas chapas de matrícula.

Por enquanto, estes novos equipamentos vão passar por um período de testes que durará dois anos, tendo o Ministère de la Transition Écologique (Ministério de Transição Ecológica) selecionado seis cidades para o fazer: Grenoble, Paris, Estrasburgo, Lyon, Rennes, e Île-de-France.

© APRR Radar de veículos partilhados

Em caso de infração, as coimas podem ir até aos 135 euros, ainda que se tenha optado, por enquanto, apenas alertar os condutores para mudar de via. No entanto, estes radares de veículos partilhados já estão prontos para autuar automaticamente os condutores infratores.

Como vai funcionar?

Nem tudo são «más notícias». Primeiro, estes sistemas vão apenas funcionar nas horas de ponta. Quando chegar às horas de maior afluência de trânsito, irá iluminar-se um sinal em formato de losango, colocado por cima das vias destinadas aos veículos partilhados, significando que estas passam a ser restritas a este tipo de veículos. Só depois é que os novos equipamentos são ativados.

Depois de ativados, caso o condutor esteja a viajar sozinho, o sistema primeiro verifica que não se trata de um veículo autorizado, como é o caso dos transportes públicos, táxis, veículos de emergência, automóveis elétricos ou motociclos eléctricos.

Se, porventura, esse não for o cenário, será mostrada uma mensagem num painel eletrónico ao condutor em infração, em que se poderá ver parte da matrícula do veículo e o pedido para o condutor mudar de via.

Fonte: L’Argus