Notícias ANSR confirma falhas técnicas nos novos radares e arquiva multas

Radares

ANSR confirma falhas técnicas nos novos radares e arquiva multas

A ANSR confirma falhas técnicas nos novos radares mas garante que todos os equipamentos já foram revistos.

placa radar velocidade média

A Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR) confirmou “ter havido problemas pontuais com origem numa falha técnica” nos novos radares de velocidade e anunciou que os autos de contraordenação registados de forma incorreta vão ser arquivados.

A confirmação foi feita este domingo, num comunicado divulgado no site oficial da ANSR, que dá conta que foi “efetuada uma revisão a todos os radares instalados e condições semelhantes”, para assim “garantir a máxima segurança e estabilidade no sistema”.

A ANSR informou ainda que não foram “detetados problemas adicionais” e recordou que os radares — da marca PolCam, modelo SmartEye ST-1 — estão a funcionar “no cumprimento estrito de todos os regulamentos legais” e que estão sujeitos a uma verificação periódica pelo Instituto Português da Qualidade.

Radar na cidade de Lisboa
Os novos radares da cidade de Lisboa.

Os números do primeiro mês dos novos radares

Apesar das falhas técnicas e de toda a polémica que isso gerou, a ANSR faz um balanço muito positivo do primeiro mês de funcionamento dos novos radares de velocidade e fala de uma “expressiva diminuição da sinistralidade”.

Nas zonas onde estes radares foram instalados, e durante o último mês, não se registaram quaisquer mortes ou feridos graves.

Relacionado Novos radares detetaram 6000 «excessos» em apenas 24 horas

A somar a isso, durante o mesmo período de tempo e nas mesmas zonas, foi também notada uma redução de veículos em excesso de velocidade na ordem dos 80%.