Notícias SUV vão pagar mais para estacionar em Paris. Mas a “taxa SUV” terá excepções

Estacionamento

SUV vão pagar mais para estacionar em Paris. Mas a “taxa SUV” terá excepções

Estacionar um SUV na cidade de Paris já a partir do próximo ano será mais caro do que estacionar um automóvel de tamanho convencional.

Os condutores de SUV na capital francesa vão passar a pagar uma taxa de estacionamento mais elevada já a partir do próximo ano.

Ainda não são conhecidos todos os detalhes desta nova taxa ou como será aplicada. No entanto, tal como referido pelo The Guardian, fatores como o tamanho, o peso e a motorização, podem influenciar o valor cobrado.

A cobrança desta taxa, no entanto, deverá ter exceções. Tanto os modelos 100% elétricos como os automóveis utilizados por famílias mais numerosas (que precisam de um automóvel mais espaçoso), poderão ficar isentos.

Estacionamento em Paris
© Alex Azabache / Unsplash

A medida, aprovada no mês passado em assembleia municipal, faz parte de uma estratégia com o objetivo de reduzir a poluição em Paris.

Em causa está o crescente número de SUV existentes na capital francesa, que aumentou cerca de 60% ao longo dos últimos quatro anos. E atualmente, 15% dos cerca de 1,15 milhões de automóveis (privados) que pernoitam em Paris, também pertencem à categoria dos SUV.

Esta proposta de aumento de taxas foi apresentada pelo partido ecologista EELV (Europe Écologie Les Verts). Como referido por Frédéric Badina-Serpette, vereador do partido, “Gostaríamos que a cidade de Paris alterasse o preço do estacionamento pago, para o tornar progressivo em função do peso e da dimensão dos veículos”.

O objetivo é “concentrar-se num absurdo: a «auto-besidade» … ou seja, o crescimento do peso e da dimensão dos veículos que circulam nas nossas cidades, e particularmente em Paris”.

As autoridades parisienses esperam que esta seja uma forma de travar o aumento de SUV na cidade. Mas também um incentivo para a aquisição de veículos de peso mais reduzido.

Paris pode ser apenas o começo

Em Lyon também já foi anunciada uma medida semelhante, que terá em conta o peso de cada veículo e entrará em vigor em 2024. E em Grenoble, as autoridades locais também estão a trabalhar numa solução semelhante que deverá ser anunciada em breve.