Notícias Polícia vai conseguir multar carros mal estacionados automaticamente

Multas

Polícia vai conseguir multar carros mal estacionados automaticamente

A Polícia Municipal do Porto vai passar a contar com um novo sistema capaz de multar automaticamente carros mal estacionados.

A Polícia Municipal do Porto está prestes a contar com um novo sistema destinado a multar automóveis estacionados em situação ilegal e de forma totalmente automática.

Segundo avança o Jornal de Notícias, o município está a preparar-se para lançar um concurso público para a aquisição de câmaras destinadas a esta nova solução. Estas vão ser instaladas no tejadilho de, pelo menos, dois carros de serviço e devem começar a funcionar em 2024.

Com estes novos equipamentos, o novo sistema terá a capacidade de reconhecer veículos em situação de estacionamento ilegal ou abusivo. Depois de registada a matrícula do veículo pelo sistema, a multa é processada automaticamente.

Tal como referido por António Leitão da Silva, o Comandante da Polícia Municipal do Porto no artigo do Jornal de Notícias, “as multas em papel desaparecem”. A digitalização de todo o processo vai simplificar todos os procedimentos, tanto na parte da fiscalização, como na gestão de recursos humanos.

Atualmente, existem múltiplas equipas de dois agentes a trabalhar em diversas zonas da cidade. Com esta nova solução, será necessária apenas uma viatura, conduzida por um único agente.

Além disso, a velocidade de recolha de dados é também muito mais rápida. Leitão da Silva refere que ao multar uma fila de carros mal estacionados, apenas são registados os primeiros. Os outros acabam por ser retirados rapidamente do local por se aperceberem da presença da Polícia Municipal.

Com esta nova solução, basta o carro da Polícia Municipal efetuar uma passagem e todos os automóveis são automaticamente registados.

Eletrónica entra ao serviço

O sistema atual está totalmente desatualizado e é a comissária Daniela Fernandes, da Divisão Municipal de Trânsito, a referir ao Jornal de Notícias que “Os meios eletrónicos vão colmatar os meios físicos que temos”.

Atualmente, os agentes têm de usar cadernetas de papel, de forma a reunir todos os dados do veículo. Todas essas informações têm de passar, posteriormente, para formato digital. Em breve, esta solução será substituída por software específico instalado em telemóveis. Será possível, assim, agilizar o processo e passar todas as informações diretamente para o sistema utilizado pela Polícia Municipal.

O recurso a um sistema com estas características vem no seguimento do aumento constante de carros mal estacionados.

Em 2022, por exemplo, foram registadas 15 420 remoções de veículos e 4176 bloqueamentos. Mas este ano, o número de remoções já se encontra em 10 284 e os veículos bloqueados já superaram a fasquia dos 3000.

Fonte: Jornal de Notícias