Notícias Franceses com combustíveis a “preço de custo” e mais 100 euros no bolso

Combustíveis

Franceses com combustíveis a “preço de custo” e mais 100 euros no bolso

O Governo francês, em conjunto com os distribuidores de combustíveis, acordaram tentar mitigar o aumento do preço dos combustíveis. O efeito prático, no entanto, é limitado.

O preço dos combustíveis continua a dificultar a vida aos europeus e os franceses não são exceção. Para mitigar essas dificuldades, o Governo francês chegou a acordo com os principais distribuidores de combustíveis no país. Objetivo? Reduzir o preço final da gasolina e do gasóleo.

A proposta inicial do Governo previa a venda de combustíveis abaixo do valor de mercado, com prejuízo para as distribuidoras. Uma proposta que, sem grande surpresa, foi liminarmente rejeitada. No entanto, o Governo conseguiu que os combustíveis passassem a ser comercializados por algumas distribuidoras a “preço de custo”.

Esta medida vai estar em vigor em cerca de quatro mil postos de abastecimento até ao final do ano. O valor preciso de redução do preço, no entanto, não foi anunciado, uma vez que este depende da estratégia de cada distribuidor.

Efeito prático reduzido

As redes de postos de abastecimento Carrefour e Leclerc, afirmaram que vão adotar esta nova estratégia de preços diariamente até ao final do ano. Ainda que o efeito prático desta medida, apesar da «venda a preço de custo» seja reduzido: estima-se que em alguns casos não supere os dois cêntimos.

Noutras gasolineiras — como é o caso da Casino, Cora e Intermarché — estes abastecimentos a «preço de custo» vão estar disponíveis apenas em alguns dias da semana.

Pistola de abastecimento de gasolina
© Engin Akyurt / Unsplash Estas novas medidas juntam-se a outras já existentes, como a da Totalenergies, por exemplo, que se comprometeu a limitar o preço dos combustíveis (gasolina e gasóleo) a 1,99 €/l.

Um cheque de 100 euros para abastecer

Esta nova solução vem complementar uma outra medida de apoio que já se encontra a ser praticada pelo Governo francês. As famílias mais carenciadas, que necessitem do automóvel para ir para o trabalho, vão receber um cheque no valor de 100 euros.

Segundo o Governo francês, trata-se de uma solução equivalente a um desconto em torno de 20 cêntimos por cada litro de combustível abastecido.

Revisão em dezembro

As medidas agora divulgadas serão novamente revistas no mês de dezembro, de forma a perceber a evolução do seu impacto e fazer um balanço do setor.

Além destas medidas, em paralelo, o Governo francês, através da Inspecção-Geral das Finanças e da Inspecção-Geral do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai também estudar a forma como é calculado o preço dos combustíveis. Principalmente, no que diz respeito às margens líquidas.

Para que toda a informação sobre o preço dos combustíveis seja a mais correta durante este período, as atualizações da página oficial do Governo Le Prix des Carburants serão também reforçadas.