Notícias França está a desistir dos radares de velocidade média. Conheça os motivos

Radares

França está a desistir dos radares de velocidade média. Conheça os motivos

Em Portugal, os radares de velocidade média ainda são uma novidade. Mas em França, já estão a ser descartados pelo governo francês.

Ponte das Lezírias
© André Mendes / Razão Automóvel

Os radares de velocidade média ainda são um tema recente em Portugal, mas em França, já se encontram em utilização há alguns anos.

Porém, o governo francês anunciou recentemente que vai deixar de utilizar esta solução. E que, em sua substituição, vai regressar os convencionais radares fixos, que apenas medem a velocidade instantânea.

Porque é que vão deixar de lado os radares de velocidade média?

O governo francês diz que a única razão refere-se apenas aos elevados custos de manutenção deste sistema. E que, por causa disso, muitos deles permanecem desligados na maior parte do tempo.

Sinal H42 — aviso da presença de radar de velocidade média
© Razão Automóvel Sinal H42 — aviso da presença de radar de velocidade média

No entanto, logo após o anúncio, outras opiniões fizeram-se ouvir. Entre elas a da associação francesa de defesa dos automobilistas (40 millions d’automobilistes), que refere que o motivo está relacionado com uma questão de rentabilidade dos radares.

Segundo as informações disponíveis, os radares de velocidade média detetam por ano e por unidade cerca de 5000 veículos em infração. Um valor bem mais reduzido face aos radares fixos, que se aproximam dos 14 mil veículos por ano e por unidade.

Em Portugal, o sistema de radares com leitura de velocidade média está atualmente em fase de testes em diversas zonas. Sendo que, em todas elas, é complementado com um novo sinal de trânsito que anuncia a sua existência.

Qual a diferença entre os dois sistemas?

Os radares de velocidade instantânea, ou fixos, têm apenas um ponto de medição, registando a velocidade de um veículo num determinado momento.

Já os radares de velocidade média obrigam à instalação de dois pontos de medição, ainda que nem sempre esteja definido onde estes se encontram.

Desta forma, cada veículo é medido em dois pontos. E depois, em conjunto com a informação do tempo que demorou entre os dois, é obtida a velocidade média de cada um. Caso esteja acima do limite legal de cada velocidade nesse determinada via, bem… já adivinhou.

Atualizado às 21h50: A informação sobre o número de infrações anual por tipo de radar estava incompleta, dado que o valor é por cada unidade de equipamento e não geral.

Fonte: Économie Matin

Sabe esta resposta?
A Renault 4L esteve em produção durante quantos anos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

História da Renault 4L. 60 anos de aventuras. Qual foi a sua?