Notícias Este é o novo Fiat 500. 100% elétrico e já disponível por encomenda

Apresentação

Este é o novo Fiat 500. 100% elétrico e já disponível por encomenda

Este novo Fiat 500 diz adeus aos motores de combustão. É o primeiro citadino com sistemas condução autónoma de nível 2 e o primeiro modelo da FCA equipado com o novo sistema de entretenimento UConnect 5.

Apresentado em Milão — em alternativa a um cancelado Salão de Genebra —, o novo Fiat 500 é o primeiro modelo da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) totalmente elétrico.

Um 500 totalmente novo que vai coabitar nos próximos anos com a atual geração do Fiat 500 — que foi apresentada em 2007 —, recentemente atualizado com a introdução de um novo motor a gasolina, sendo também mild-hybrid.

Volvidos 13 anos desde o lançamento da segunda geração, que redefiniu o segmento dos citadinos ao mostrar que era possível conciliar design, sofisticação e percepção premium num segmento outrora dominado pelas propostas de baixo custo, o objetivo agora é outro segundo a marca italiana: inspirar a eletrificação do automóvel citadino.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

Talvez por isso a Fiat tenha decidido associar-se a Leonardo DiCaprio, ator e conhecido ativista pelas mudanças climáticas, para apresentar o novo Fiat 500. A superestrela mundial, que há mais de vinte anos se envolve pessoalmente na proteção da Terra, ofereceu o seu aval para a visão do novo automóvel citadino elétrico. Vamos conhecê-lo?

Fiat 500
O novo Fiat 500 vai estar disponível nas versões cabrio (na imagem e primeiro a ser lançado) e coupé.

Maior e mais espaçoso

É parecido com o atual Fiat 500? Sem dúvida. Mas ao projetar o novo 500, os engenheiros italianos começaram do zero: a plataforma é totalmente nova.

Face à geração do 500 com motor de combustão, o simpático citadino italiano cresceu. É agora 6 cm mais longo (3,63 m), 6 cm mais largo (1,69 m) e 1 cm mais baixo (1,48 m).

Fiat 500 2020
Projetado para ser um veículo 100% elétrico, esta 3ª geração do 500 não vai ter motores de combustão.

A distância entre eixos é também 2 cm mais longa (2,32 m) e, de acordo com a Fiat, este crescimento terá reflexos na habitabilidade dos bancos traseiros. Já a capacidade da bagageira manteve-se: 185 litros de capacidade, o mesmo que o modelo anterior.

VÊ TAMBÉM: Giulia GTA e Giulia GTAm, foram revelados os mais potentes Alfa Romeo de sempre

Autonomia e velocidade de carregamento

No que diz respeito ao armazenamento de energia, temos um pack de baterias constituído por módulos em iões de lítio, com uma capacidade total de 42 kWh, que dão ao novo FIAT 500 autonomia de até 320 km em ciclo WLTP combinado — a marca anuncia 400 km quando medido em ciclo urbano.

Para acelerar o tempo de carregamento, o Novo Fiat 500 está equipado com um sistema de 85 kW. Graças a este sistema — o mais rápido do segmento — o novo 500 pode carregar até 80% das baterias em apenas 35 minutos.

Fiat 500 2020
A nova identidade luminosa do Fiat 500.

Logo na primeira fase de lançamento, o novo 500 incluirá um sistema de carregamento doméstico Easy Wallbox™, que pode ser ligado a uma normal tomada de casa. Neste cenário o Fiat 500 carrega a uma potência máxima de até 7,4 kW, permitindo uma carga total em apenas 6 horas.

Despachado em cidade

O motor elétrico do novo Fiat 500 debita 118 cv de potência (87 kW), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada eletronicamente) e uma aceleração dos 0-100 km/h em 9,0s e dos 0-50 km/h em apenas 3,1s.

Fiat 500
Passado e presente. A primeira e a mais recente geração do 500.

Para gerir esta potência, o novo 500 dispõe de três modos de condução: Normal, Range e… Sherpa, que podem ser selecionados de forma a condizer com o estilo de condução.

O modo “Normal” aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” ativa a função “one-pedal-drive”. Ao ativar este modo, é praticamente possível conduzir o Novo Fiat 500 utilizando apenas o pedal do acelerador.

Já o modo de condução Sherpa — em referência aos Sherpas dos Himalaias —  é aquele que mais promove a autonomia, ao atuar sobre diversos componentes para reduzir o consumo de energia ao mínimo, limitando a velocidade máxima, a resposta do acelerador, e desativa o sistema de ar condicionado e aquecimento dos bancos.

VÊ TAMBÉM: O elétrico mais barato da Europa? Muito provavelmente será o Dacia Spring electric

Condução Autónoma de Nível 2

O novo Fiat 500 é o primeiro modelo de segmento A a oferecer condução autónoma de nível 2. Uma câmara dianteira com tecnologia de monitorização supervisiona todas as áreas da viatura, tanto em sentido longitudinal como lateral. O Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) trava ou acelera em função de tudo: veículos, ciclistas, peões. A Assistência à Manutenção na Faixa mantém o veículo na rota certa sempre que as marcações da estrada estão corretamente identificadas.

A Assistência Inteligente de Velocidade lê os limites de velocidade e recomenda a sua aplicação através de mensagens gráficas no quadrante, enquanto o sistema de Monitorização Urbana de Ângulos Mortos utiliza sensores de ultrassons para vigiar os ângulos mortos e alertar para a presença de obstáculos com uma luz de aviso triangular no retrovisor exterior.

O Sensor de Deteção de Fadiga, por sua vez, exibe alertas no visor, recomendando uma paragem para descansar quando o condutor está fatigado. Por fim, os sensores a 360° oferecem uma visão tipo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou ao executar manobras mais difíceis.

VÊ TAMBÉM: BMW Concept i4. Ainda não é o elétrico BMW i4, mas está lá perto

Tecnologia a bordo reforçada

A terceira geração do 500 é o primeiro modelo da FCA equipado com o novo sistema de info-entretimento UConnect 5. Este sistema funciona com recurso a uma plataforma Android já permite ligação com sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem recurso a fios. Tudo isto através de um ecrã tátil de alta definição de 10,25”.

Fiat 500
O tablier é agora dominado pelo ecrã de 10,25′ do sistema de infotainment Uconnect5.

Além disso, este novo sistema permite monitorar a carga das baterias à distância, servir de hotspot wi-fi, e informar o proprietário da localização do veículo em tempo real.

A versão de lançamento utiliza também o sistema de interface de Linguagem Natural, com reconhecimento de voz avançado, para que possa através de comando vocais controlar o ar condicionado, o GPS ou escolher as suas músicas favoritas.

VÊ TAMBÉM: Koenigsegg revela MEGA-GT híbrido com 1700 cv com um… motor de 3 cilindros sem árvore de cames

Já disponível para encomenda

Nesta primeira fase, o novo Fiat 500 vai estar disponível apenas na versão “la Prima” Cabrio — cujas primeiras 500 unidades são numeradas — e que compreende três cores de carroçaria:

  • Cinzento Mineral (metalizada), evocativo da terra;
  • Verde Ocean (nacarada), representando o mar;
  • Azul Celestial (tricamada), uma homenagem ao céu.

A versão de lançamento “la Prima” oferece faróis dianteiros Full LED, estofos em eco-pele, jantes com corte diamante de 17” e aplicações cromadas nos vidros e nos painéis laterais. O período de encomendas em Portugal já abriu e podes fazer a pré-reserva do novo 500 por 500 euros (reembolsáveis).

O preço do Novo 500 “la Prima” Cabrio, incluindo Easy WallboxTM, é de 37 900 euros (não incluindo benefícios fiscais).