Notícias Finlândia. Condutor multado em 121 mil euros por excesso de velocidade

Insólito

Finlândia. Condutor multado em 121 mil euros por excesso de velocidade

Este condutor foi apanhado a 82 km/h numa zona limitada a 50 km/h e foi punido exemplarmente com uma multa de 121 000 euros.

sinal proibido ultrapassar os 50 km/h
© Elisa

Se acham que as multas por excesso de velocidades são altas em Portugal, então pensem bem na próxima vez que conduzirem na Finlândia, onde um empresário local acaba de ser multado em 121 000 euros por ter ultrapassado o limite de velocidade em 32 km/h.

Anders Wiklöf, residente na Finlândia, foi «caçado» a 82 km/h numa zona em que o limite de velocidade era apenas 50 km/h e recebeu uma punição exemplar: além dos 121 000 euros de multa ainda ficou impedido de conduzir durante 10 dias.

Depois de bater aquele que pode muito bem ser um recorde dentro da Europa, para a multa mais avultada de sempre ao volante, Wiklöf mostrou-se arrependido: “eu arrependo-me realmente pelo sucedido”, afirmou, citado pela AP News.

A NÃO PERDER: A polícia de Vigo multou os seus próprios carros. Mas porquê?

Porquê um valor tão elevado?

Quanto ao valor avultado da multa, ele resulta do facto de, na Finlândia, as multas por excesso de velocidade serem fixadas em função do rendimento dos condutores.

radar-velocidade

O objetivo passa por tornar o sistema de coimas mais justas para todos os condutores, sendo que o governo finlandês usa o valor que cada utilizador ganha por dia e multiplica-o por um número de dias a definir, com base na gravidade da situação.

Ao jornal local Nya Aland, Wiklöf “lamentou toda a situação” e confessou que espera ver o “dinheiro da multa usado em prol do Serviço Nacional de Saúde”.

Porém, esta não é a primeira vez que o empresário finlandês é notícia por pagar multas de velocidade muito avultadas. De acordo com a AP News, em 2018 foi multado em 63 680 euros e cinco anos antes já tinha pago uma coima de aproximadamente 95 000 euros.

São quantias enormes, está claro, mas uma coisa é certa, este sistema não só é bastante popular naquele país do norte da Europa como até já foi equacionado por outros países.