Notícias O primeiro de muitos? Ilha das Flores instalou o seu primeiro semáforo

Curiosidades

O primeiro de muitos? Ilha das Flores instalou o seu primeiro semáforo

O primeiro semáforo instalado na Ilha das Flores é também o primeiro do grupo ocidental do arquipélago dos Açores.

Semáforo

Pode parecer mentira, mas até esta terça-feira (10 de janeiro) não existia qualquer semáforo na ilha das Flores nem em todo o grupo ocidental do arquipélago dos Açores — composto pelas ilhas das Flores e do Corvo.

Instalado na freguesia de Caveira, este semáforo tem como função limitar a velocidade de circulação naquela via e resulta de um pedido do presidente da junta de freguesia, Eduardo Melo, que há muito se mostrava preocupado com a segurança dos 75 habitantes da localidade.

Em declarações ao Notícias ao Minuto o autarca afirmou: “desde 2021 que pedia ao Governo Regional uma solução para aquela estrada”, recordando que naquele local já quase ocorreram dois atropelamentos.

A NÃO PERDER: Radares de velocidade média. O que são e como funcionam?

Em declarações ao JN o delegado da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Elmar Braga, explicou: “Trata-se de uma freguesia que é atravessada por uma estrada regional entre as duas vilas da ilha. Essa estrada tem uma passadeira e verificou-se que existia excesso de velocidade nessa zona. Foi uma tentativa para resolver o excesso de velocidade”.

Numa fase inicial ainda foi estudada a instalação de lombas naquele local, mas o executivo açoriano acabou por optar pela instalação do primeiro semáforo da ilha das Flores. Como é usual nos semáforos limitadores de velocidade em localidades, este é acionado sempre que deteta viaturas a circular acima dos 50 km/h.

Internet amplia

Como seria de esperar, a instalação do primeiro semáforo na ilha das Flores não passou despercebida e este assunto que, em princípio, seria local rapidamente passou a ser de «interesse nacional».

Começou pela publicação da própria junta de freguesia de Caveira na sua página de Facebook e rapidamente apareceu em várias publicações no Twitter, com o primeiro semáforo da ilha das Flores até já ter sido referenciado em várias rádios.

Quem diria que um singelo semáforo desse tanto que falar?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi inaugurada a Ponte Vasco da Gama?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ponte Vasco da Gama. Factos e números sobre a «segunda travessia do Tejo»