Primeiro Contacto Novo Toyota Yaris (2020). Primeiro teste em PORTUGAL

Vídeo

Novo Toyota Yaris (2020). Primeiro teste em PORTUGAL

O novo Toyota Yaris é um dos modelos que mais curiosidade tem gerado para 2020, e agora, já o pudemos conduzir antecipadamente em Portugal.

Toyota Yaris 2020

Marcámos presença na sua primeira revelação estática, mas agora pudemos finalmente conduzir o novo Toyota Yaris, a quarta geração do utilitário japonês, talvez aquela que mais curiosidade tem gerado, até pela forma como a Toyota abordou o desenvolvimento.

Seguindo as ordens do presidente Akio Toyoda, também o novo Yaris deixou de ser um “Toyota aborrecido”.

Há um corte claro com os predecessores, com o novo Toyota Yaris a ser mais baixo e largo, e marginalmente mais curto que o antecessor, apesar da distância entre eixos ter crescido 50 mm. Ou seja, as proporções são marcadamente distintas — mais “musculado” e de linhas mais dinâmicas, mas também algo mais genéricas.

VÊ TAMBÉM: GR Yaris contra GR Supra. E tu, qual escolhias?

A principal responsável por esta “revolução” é a TNGA (Toyota New Global Architecture), aqui na sua variante GA-B, que também afeta fundamentalmente o posicionamento do condutor — 60 mm mais atrás do que antes, ficando mais ao centro do carro. O condutor senta-se também mais baixo, contribuindo para um centro de gravidade 15 mm mais próximo do solo.

Além do mais, a nova GA-B tem o benefício de aumentar a rigidez estrutural em 35% relativamente ao antecessor o que, teoricamente, dará à suspensão fundações mais sólidas para melhor trabalhar.

As suspensões apesar de manterem o mesmo esquema do antecessor — MacPherson à frente e barra de torção atrás —, tem novos pontos de ancoragem e elementos mais rígidos, garantindo mais eficácia, mesmo quando se exige mais do chassis. Será mesmo assim?

O Diogo conduziu uma unidade de pré-produção do novo Toyota Yaris em Portugal — mais uma apresentação internacional no nosso país — e as primeiras impressões ao seu volante são prometedoras. Fica também a conhecer outros aspetos do novo Yaris, como por exemplo, muitos dos equipamentos que estarão presentes na futura gama:

Quando é que chega a Portugal?

O novo Toyota Yaris tem chegada prevista a Portugal no próximo mês de julho, com duas motorizações confirmadas. O Hybrid, que conta com um inédito 1.5 l de três cilindros que funciona de acordo com o mais eficiente ciclo Atkinson, o que justifica os referenciais 40% de eficiência; e um 1.0 de três cilindros puramente a gasolina — esta geração não terá Diesel.

Em relação aos preços, estes só serão avançados mais perto da data de início de comercialização do novo modelo.

E claro, não nos poderíamos esquecer do “bombástico” GR Yaris, a versão anabolizantes que parece ter saído diretamente do WRC para as estradas:

Novo Toyota Yaris (2020). Primeiro teste em PORTUGAL

Primeiras impressões