Notícias No Japão há um Toyota GR Yaris com apenas… 120 cv

Apresentação

No Japão há um Toyota GR Yaris com apenas… 120 cv

No Japão, o Toyota GR Yaris vai ser vendido nas variantes RZ, RC e RS. Se as duas primeiras não chamam muito a atenção, o GR Yaris RS é um caso de estudo.

Pode parecer um Toyota GR Yaris “normal”, no entanto, a versão de acesso do pequeno desportivo no Japão, designada GR Yaris RS, é bem diferente do modelo que tem feito sonhar os petrolhead.

Com chegada ao mercado japonês prevista para setembro, o cobiçado Toyota GR Yaris vai ser vendido por lá em três versões distintas: RZ, RC e RS.

Se as duas primeiras (RZ e RC) se mantêm fiéis ao 1.6 l de três cilindros turbo com 261 cv — 272 cv no Japão —, o mesmo não acontece com a versão de entrada, a RS.

VÊ TAMBÉM: Toyota GR Supra com quatro cilindros testado. É mais barato, mas vale a pena? (vídeo)
Toyota GR Yaris RS

Muito menos potente

Assim sendo, apesar de manter o visual agressivo que parece tirado diretamente do mundo dos ralis, o Toyota GR Yaris RS conta com um valor de potência bem mais modesto.

É que debaixo do capot, ao invés do 1.6 Turbo, temos um bem mais modesto 1.5 l atmosférico com apenas… 120 cv e 148 Nm. Esqueçam também a tração integral ou a caixa manual de seis velocidades. Este GR Yaris RS tem tração dianteira e uma caixa… Direct Shift-CVT.

Toyota GR Yaris RS

Apesar de não contar com o mesmo “poder de fogo” dos seus irmãos mais musculados, o GR Yaris RS conta com o mesmo sistema de travagem e a mesma suspensão.

Mas como nem tudo pode ser “mau”, ao menos, esta variante é mais leve, ficando-se apenas por uns mais modestos 1130 kg, ou seja, menos 150 kg.

VÊ TAMBÉM: Toyota Camry. Será que o japonês feito a pensar nos americanos convence os europeus?

As outras versões

Como dissemos, no Japão o Toyota GR Yaris conta com mais duas versões a RZ e a RC. Já sabemos que ambas contam com o mesmo hardware mecânico e dinâmico. Afinal o que separa o RZ do RC?

Se o RZ é praticamente idêntico àquele que vamos também ter por cá, o RC, exclusivo para o Japão, abdica de vários equipamentos como o sistema de infotainment para poupar no peso. O GR Yaris RC consegue, assim, ser 30 kg mais leve em relação ao RZ.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Toyota RAV4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Toyota RAV4, o SUV mais vendido do mundo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Toyota RAV4, o SUV mais vendido do mundo