Notícias O «adeus» da Mercedes-Benz às carrinhas chega em 2030

Indústria

O «adeus» da Mercedes-Benz às carrinhas chega em 2030

Apesar de terem uma forte tradição na história da Mercedes-Benz, as carrinhas parecem agora ter «os dias contados» na oferta da marca de Estugarda.

Mercedes-Benz Classe C Station

Enquanto a Volvo confirmou que não pretende «abandonar» as carrinhas e as berlinas, a Mercedes-Benz segue em direção distinta e parece estar a preparar-se para, até 2030, deixar de contar com carrinhas na sua gama.

A notícia foi avançada pelos alemães da Automobilewoche e a primeira «vítima» desta política será a CLA Shooting Brake, cujo desaparecimento está marcado para 2025. Já a última resistente das carrinhas da Mercedes-Benz deverá ser a Classe E, que permanecerá no mercado até 2030.

Tal como muitas outras decisões «drásticas» recentemente tomadas na indústria automóvel, também esta é, pelo menos parcialmente, justificada pela forte aposta na eletrificação.

A NÃO PERDER: Testámos a Mercedes-Benz Classe C All-Terrain na estrada e fora dela. Convenceu?
Mercedes-Benz CLA Shooting Brake Híbrido plug-in
A CLA Shooting Brake deverá ser a primeira das carrinhas da Mercedes-Benz a desaparecer da gama da marca alemã.

Afinal de contas, quando se investem dezenas de milhões no desenvolvimento de plataformas específicas para elétricos, há soluções que têm de ser deixadas de parte.

Além disso, a quebra progressiva de vendas das carrinhas e o crescente sucesso dos SUV terá também pesado na decisão da Mercedes-Benz em retirar progressivamente da sua gama este tipo de propostas que têm forte tradição no construtor.

E as alternativas?

Como é óbvio, a Mercedes-Benz não quer alienar os clientes que procuram modelos mais versáteis e espaçosos, sem serem SUV.

Assim sendo, segundo o Automobilwoche a marca germânica está a trabalhar em alternativas que podem levar a propostas como «berlinas-crossover» elétricos (mais altos que a típica berlina/carrinha, devido ao «arrumar» das baterias no chão da plataforma).

Outra opção em discussão passa por criar uma maior distinção entre os seus crossover e os seus SUV. Desta forma, os clientes que antes optavam por uma carrinha poderiam optar por um crossover (mais próximos das tipologias convencionais) em vez de ter de comprar um SUV.

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain

O mais curioso é que atualmente a Mercedes-Benz conta com duas carrinhas que quase podem ser consideradas crossover: as variantes All-Terrain das Classe C e Classe E. Resta saber se com o desaparecimento das carrinhas estas também vão deixar de existir ou se, em vez disso, evoluirão para «carrinhas dos tempos modernos», isto é, crossovers.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos