Notícias Salvador Caetano é importador nacional da BYD. Os chineses vieram para ficar?

Mercado

Salvador Caetano é importador nacional da BYD. Os chineses vieram para ficar?

A marca chinesa BYD vai ser representada em Portugal pela Salvador Caetano. Os primeiros modelos vão chegar durante este mês de maio.

BYD Atto 3 frente 3/4
© BYD

A Salvador Caetano é um dos importadores com maior notoriedade em Portugal. Iniciou a sua atividade pela produção de autocarros, mas tem sido uma das principais responsáveis pela chegada de marcas asiáticas emergentes ao mercado português.

Foi assim na década de 60, com a então totalmente desconhecida Toyota. E foi assim, mais recentemente, com a nova ofensiva de produto da Hyundai, depois da marca se ter reinventado no final da primeira década deste século.

Volvidas seis décadas desde o primeiro momento com a Toyota, a Salvador Caetano vai tentar repetir a fórmula, agora com a BYD.

Gama BYD: Han, Tang e Atto 3
© BYD Han, Tang e Atto 3. Estes são os primeiros modelos da BYD a chegar a Portugal.

Os chineses vieram para ficar?

Nos anos 60, numa altura em que a Toyota estava a dar os primeiros passos no «velho continente», a Salvador Caetano promovia a marca japonesa com um slogan que ficou na memória de muitos “A Toyota veio para ficar”.

O intuito era dar confiança aos consumidores portugueses que aquela marca japonesa, jovem e desconhecida, era de confiança. Mais tarde, já consolidada no mercado, a Salvador Caetano recuperou o velho slogan e adicionou uma afirmação: “A Toyota veio para ficar… e ficou mesmo!“.

Agora, é a vez da BYD. Será que também veio para ficar? A ofensiva de produto é grande e o músculo financeiro e tecnológico da marca acompanham.

A BYD vai iniciar a comercialização em Portugal dos seus modelos Atto 3, Tang e Han. Mais tarde chegarão o Seal e o Dolphin, que será o modelo de entrada de gama. Todos 100% elétricos. As primeiras unidades vão chegar ao nosso país já durante este mês de maio.

Chinês e barato. Continuem a procurar

A estratégia de produto da BYD não vai passar pelos preços baixos. Apesar dos produtos chineses terem uma conotação de aliarem preços baixos com qualidade sofrível, este não será o posicionamento da BYD.

A marca chinesa chega a Portugal com o intuito de disputar quota de mercado com as marcas generalistas, tanto em termos de preço como de equipamento. Esta é a estratégia.

Resta saber se a notoriedade da marca e, sobretudo a qualidade dos seus produtos, permitirá aos portugueses considerarem a BYD como uma alternativa às marcas já estabelecidas no mercado.