Notícias McLaren F1 com 387 km trocou de mãos por mais de 17 milhões de euros

Leilão

McLaren F1 com 387 km trocou de mãos por mais de 17 milhões de euros

A baixa quilometragem e o estado imaculado em que se encontra ajudam a explicar o facto de este ser o McLaren F1 de estrada mais caro de sempre.

McLaren F1
© Gooding & Company

Os anos passam mas o McLaren F1 continua a ser um dos automóveis mais especiais de sempre. Criado por Gordon Murray, viu saírem da linha de produção apenas 71 exemplares de estrada, o que o torna numa espécie de “unicórnio automóvel”.

Alimentado por um motor V12 atmosférico — de origem BMW — com 6,1l de capacidade que produzia 627 cv de potência (às 7400 rpm) e 650 Nm (às 5600 rpm), o F1 foi durante vários anos o carro de produção mais rápido do mundo e continua a “carregar” o título de carro de produção com motor atmosférico mais rápido de sempre.

Por tudo isto, sempre que uma unidade do McLaren F1 aparece para venda, é garantido que vai fazer “mexer” muitos milhões. E nenhum outro McLaren F1 (de estrada) fez mexer tantos milhões quanto o exemplar de que vos falamos aqui.

A NÃO PERDER: Conduzimos o radical McLaren Elva. Não se esqueçam do capacete
McLaren F1 LEILÃO
© Gooding & Company

Este McLaren F1 foi recentemente leiloado num evento da Gooding & Company em Pebble Beach, na Califórnia (EUA), e rendeu uns impressionantes 20,465 milhões de dólares, o equivalente a 17,36 milhões de euros.

Este valor ultrapassou largamente a previsão inicial da leiloeira — mais de 15 milhões de dólares… — e coloca este McLaren F1 como o exemplar de estrada mais caro de sempre, superando um antigo recorde fixado nos 15,62 milhões de dólares em 2017.

Acima deste modelo só encontramos um McLaren F1 convertido para a especificação LM que em 2019 foi vendido por 19,8 milhões de dólares.

LEIAM TAMBÉM: O quê? McLaren F1 também usava ventoinhas para efeito aerodinâmico
McLaren_F1
© Gooding & Company

Como se explicam tantos milhões?

Com o chassis número 029, este exemplar saiu da linha de produção em 1995 e soma apenas 387 km no odómetro.

Pintado na cor “Creighton Brown” e com o interior revestido a couro, apresenta-se num estado imaculado e faz-se acompanhar do kit de malas de viagem originais que encaixam nos compartimentos laterais.

Vendido a um colecionador japonês, este McLaren F1 (que depois “emigrou” para os EUA) conta ainda com um relógio TAG Heuer, com o kit de ferramentas original e com o livro Driving Ambition que acompanhava todos os F1 à saída da fábrica.

Por tudo isto, não é difícil perceber que alguém tenha decidido comprar este modelo tão especial por mais de 17 milhões de euros. E a tendência é que ele continue a valorizar nos próximos anos…

Sabe esta resposta?
Em que ano o Audi TT venceu o galardão Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal