Notícias Combustíveis sintéticos podem ser alternativa aos elétricos? A McLaren diz que sim

Futuro

Combustíveis sintéticos podem ser alternativa aos elétricos? A McLaren diz que sim

Numa era em que muito se fala de eletrificação, a McLaren acredita que os combustíveis sintéticos podem ser uma alternativa aos elétricos.

2020 McLaren 765LT

Em declarações aos britânicos da Autocar, o COO da McLaren, Jens Ludmann, revelou que a marca acredita que os combustíveis sintéticos podem ser uma alternativa aos automóveis elétricos na “batalha” para reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono).

Segundo Ludmann, “se tivermos em conta que estes (os combustíveis sintéticos) podem ser produzidos com recurso a energia solar, facilmente transportados e usados (…) há potenciais benefícios em termos de emissões e praticabilidade que gostaria de explorar”.

O COO da McLaren acrescentou ainda “os motores atuais precisariam apenas de pequenas modificações, e por isso gostava de ver esta tecnologia receber mais atenção mediática”.

VÊ TAMBÉM: Há matéria-prima suficiente para fazer baterias para tantos elétricos?
McLaren GT

E os elétricos?

Apesar de acreditar nas mais valias dos combustíveis sintéticos ao nível das emissões de CO2 — um dos ingredientes usados na sua produção é, precisamente, CO2 —, principalmente quando incluímos na equação as emissões associadas à produção das baterias, Ludmann não acredita que estes substituam totalmente os carros elétricos.

Assim, o COO da McLaren prefere ressalvar: “Não estou a dizer isto para atrasar a tecnologia das baterias, mas sim para relembrar que podem existir alternativas válidas que devemos considerar”.

Por fim, Jens Ludmann afirmou ainda: “ainda é difícil saber o quão longe os combustíveis sintéticos estão da produção (…),  já a tecnologia das baterias é bem conhecida”.

VÊ TAMBÉM: Fazer combustível do ar ficou mais barato. Será o início da era dos combustíveis sintéticos?

Tendo isto em conta, Ludmann lançou uma ideia: “Temos ainda o potencial de combinar os combustíveis sintéticos com sistema híbridos, o que permitiria uma redução de emissões”.

Está agora nos planos da McLaren desenvolver um protótipo que recorra aos combustíveis sintéticos, de modo a perceber o quão são viáveis e quais as mais valias que esta tecnologia pode oferecer.

Fonte: Autocar


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade conjunta das bagageiras do McLaren GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O melhor de dois mundos? Já conduzimos o novo McLaren GT