Notícias Maserati recorda vitórias de Fangio com edição especial F Tributo

Apresentação

Maserati recorda vitórias de Fangio com edição especial F Tributo

Para celebrar o passado de competição e os triunfos de Juan Manuel Fangio, a Maserati acaba de lançar a edição especial F Tributo.

MaseratiGhibliFTributoSpecialEdition

Falar do desporto automóvel “obriga” a falar da Maserati e de Juan Manuel Fangio, argentino que dominou a primeira década da Fórmula 1, ganhando o campeonato mundial cinco vezes, duas das quais com a marca italiana. Agora, para celebrar este passado vitorioso, a Maserati acaba de lançar a edição especial F Tributo.

A estreia da marca de Modena na competição aconteceu há precisamente 95 anos; foi a 25 de abril de 1926 que o primeiro carro de corridas a ostentar o Tridente no seu capô, o Tipo26, venceu a classe de 1500 cc na Targa Florio, com Alfieri Maserati ao volante.

Mas só 28 anos mais tarde, a 17 de janeiro de 1954, a Maserati fez a sua estreia na Fórmula 1 e entrou para o pináculo do desporto automóvel mundial com o 250F pilotado por Fangio.

A NÃO PERDER: Levante Hybrid. A eletrificação na Maserati faz-se ainda ao de leve
MaseratiFTributoSpecialEdition

A ligação ao mundo das corridas e o passado glorioso onde Fangio foi (e continua a ser…) protagonista, inspirou a nova F Tributo Special Edition, que teve a sua estreia mundial no Salão de Xangai de 2021: O “F” representa Fangio e “Tributo” é uma clara homenagem às vitórias do passado.

Esta série especial está disponível no Ghibli e no Levante em duas cores únicas – Rosso Tributo e Azzurro Tributo – , e conta com vários elementos exclusivos que evocam o caráter desportivo da fabricante transalpina.

LEIAM TAMBÉM: Maserati MC20 também gosta de brincar na neve

As referências ao passado começam logo no exterior e nas duas cores escolhidas. O vermelho é a cor mais autêntica do desporto motorizado italiano, e, historicamente, os automóveis da Maserati sempre competiram com uma pintura deste tom. Por outro lado, o tom Azzurro Tributo recorda que o azul é uma das cores (juntamente com o amarelo) da Cidade de Modena, a histórica “casa” da Maserati.

A somar a tudo isto, as pinças de travão amarelas são uma referência direta ao 250F de Fangio, que contava com uma decoração em vermelho e amarelo. Mas o visual exterior só fica completo com as jantes escurecidas de 21” — também com uma lista amarela — e com um emblema específico em preto atrás das cavas das rodas dianteiras.

A NÃO PERDER: Maserati MC20. Ainda não começou a ser entregue e já foi alterado
MaseratiFTributoSpecialEdition

Estas tonalidades também dão cor ao interior, através das costuras vermelhas ou amarelas, combinadas com a pele preta Pieno Fiore.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do motor V6 biturbo do Maserati MC20?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tudo sobre o novo Maserati MC20
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Tudo sobre o novo Maserati MC20