Notícias Maserati prepara o futuro com um novo SUV e (muitos) elétricos

Antevisão

Maserati prepara o futuro com um novo SUV e (muitos) elétricos

Até 2024 a Maserati prepara-se para lançar 13 novos modelos. Desde o novo GranTurismo até um SUV chamado Maserati Grecale, fica a par do que aí vem.

Maserati MC20

Longe vão os tempos em que as novidades da Maserati surgiam a “conta-gotas”. Prova disso é que depois de ter revelado o MC20 a marca de Modena já confirmou que até 2024 pretende lançar 13 modelos, entre os quais se incluem o Maserati Grecale (um novo SUV), o novo GranTurismo e variantes elétricas de alguns dos seus modelos.

Começando pelo Grecale, este SUV cujo nome foi anunciado durante a revelação do MC20 já se deixou antecipar num teaser e vai posicionar-se abaixo do Levante. A chegada ao mercado está prevista para 2021 e um ano depois deverá contar com uma variante 100% elétrica.

Desenvolvido com base na plataforma do Alfa Romeo Stelvio e produzido na mesma fábrica, o Grecante deverá, no entanto, usar motores exclusivos da Maserati.

VÊ TAMBÉM: Nova ofensiva da Maserati traz novos modelos e eletrificação
Maserati Grecale teaser
Aqui está o primeiro teaser do novo SUV da Maserati, o Grecale.

Originalmente confirmado em 2018, este SUV visa capitalizar as expectativas da Maserati que indicam que em 2025 cerca de 70% das suas vendas corresponderão a SUV, 15% a sedãs e apenas 5% a modelos desportivos.

O novo Maserati GranTurismo

Tal como aconteceu com o Grecale, também o novo GranTurismo foi antecipado sob a forma de um teaser durante a revelação do Maserati MC20.

Com chegada prevista para 2020, as informações acerca do novo GranTurismo ainda são escassas, com o teaser a permitir apenas perceber que este deverá manter um formato relativamente próximo ao do seu antecessor originalmente lançado em 2007.

Certo parece ser o facto de que o novo Maserati GranTurismo vai contar com uma variante 100% elétrica, indo ao encontro do plano da marca italiana de eletrificar a sua gama. Outra certeza parece ser o facto de, tal como no passado, este vir a ser acompanhado pela variante descapotável GranCabrio.

Maserati GranTurismo teaser
Para já este teaser é o único vislumbre que tivemos do novo GranTurismo.
VÊ TAMBÉM: Ghibli Hybrid. A eletrificação na Maserati começa com um inédito 4 cilindros

O que mais se sabe?

Além dos novos Grecale, GranTurismo e GranCabrio e das suas respetivas variantes elétricas, nos próximos anos a Maserati planeia ainda lançar a versão elétrica do novo MC20 e revelar os renovados Quattroporte e Levante, cuja chegada está prevista para 2023, trazendo consigo as “obrigatórias” versões movidas a eletrões.

Por falar nos elétricos da Maserati, segundo avançam os britânicos da Autocar, todos eles vão contar com a designação “Folgore” (“relâmpago” em italiano) e vão recorrer a três motores elétricos (um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro), contando desta forma com tração integral com vetorização de binário.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Renault 5 Turbo original?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 5 Turbo celebra 40 anos. A história (quase) completa