Notícias Confirmado! Subaru Impreza 22B de Colin McRae é agora o mais caro de sempre

Leilões

Confirmado! Subaru Impreza 22B de Colin McRae é agora o mais caro de sempre

O Subaru Impreza 22B (1998) de Colin McRae já tem um novo proprietário. E claro, por um preço digno deste artigo de coleção.

Subaru Impreza 22 - Colin McRae - visto de frente
© Iconic Auctioneers

Depois de termos descoberto que este Subaru Impreza 22B de cor WR Blue ia a leilão, ficámos com muita curiosidade sobre o resultado final. Aqui na redação, foram muitos os palpites sobre o valor final que este iria alcançar.

Além de ser um histórico e raro Subaru Impreza 22B, é também um dos três protótipos de pré-produção que nunca foram vendidos. Mas encontraram «dono», com esta unidade em particular a ter sido entregue a Colin McRae.

Tal como previsto, o leilão onde este lote 676 esteve disponível realizou-se no passado sábado, dia 26 de agosto. Depois de uma pequena «batalha» de licitações com quase três minutos e meio, o martelo acabou por bater com a licitação mais elevada em 430 mil libras (503 100 euros).

A este valor foram adicionadas outras despesas e formalidades, deixando o valor oficial da venda nas 480 500 libras, segundo a leiloeira Iconic Auctioneers. À taxa de câmbio atual, dá algo como 561 mil euros.

E isto faz deste exemplar o Subaru Impreza mais caro de todos os tempos, o que se percebe facilmente dada a sua exclusividade e história.

O único valor de que mais se aproxima deste é o do restomod P25 proposto pela Prodrive, com um preço anunciado de 460 mil libras (cerca de 536 mil euros). Também se trata de um valor elevado, mas não é o Subaru Impreza 22B de Colin McRae.

Um dos três protótipos existentes

Antes da produção de um total previsto de 400 unidades, foram construídos três Subaru Impreza 22B de pré-série.

O destino habitual das unidades pré-série costuma ser a sua destruição, mas estas acabaram por ter um destino distinto, tendo sido entregues a três grandes nomes da Subaru no final dos anos 90.

Um, como já vimos, foi entregue a Colin McRae, outro ficou com Nicky Grist, o seu navegador na altura. O terceiro dos Impreza 22B de pré-série ficou para o responsável máximo da Prodrive na altura, David Lapworth.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Prodrive P25 serão produzidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Prodrive P25. Tudo sobre o restomod do Impreza 22B
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Prodrive P25. Tudo sobre o restomod do Impreza 22B