Notícias O mais caro dos Impreza 22B? Talvez venha a ser o que foi de Colin McRae

Leilões

O mais caro dos Impreza 22B? Talvez venha a ser o que foi de Colin McRae

Além de ser um exemplar quase único, o seu primeiro proprietário faz com que este possa ser o Subaru Impreza mais exclusivo do planeta.

Subaru Impreza 22B STi de Colin McRae - abertura
© Silverstone Auctions

O Subaru Impreza 22B STi é um modelo que teve uma entrada direta para o Olimpo dos desportivos nipónicos mais desejados de sempre.

Foi construído para celebrar o 40.º aniversário da Subaru e o terceiro título consecutivo de construtores no Campeonato Mundial de Ralis (1995, 1996 e 1997).

Esta unidade do Subaru Impreza 22B STi que será leiloada no final de agosto, no entanto, faz com que tudo isso pareça demasiado «simplório».

Como contexto, relembramos que, das 424 unidades produzidas, 400 ficaram no Japão, 16 tiveram o Reino Unido como destino e cinco foram para a Austrália. As três unidades restantes do Impreza 22B são protótipos que nunca chegaram a ser comercializados.

Estes protótipos acabaram por ser entregues ao piloto Colin McRae, ao seu navegador, Nicky Grist e também ao responsável da Prodrive, David Lapworth. E claro que já está a adivinhar qual é a das imagens, certo?

Certamente que acertou, mas nós confirmamos. Este Subaru Impreza 22B STi com o número de série 000/400 e com a matrícula S447 YOX é precisamente aquele que teve Colin McRae como o seu primeiro proprietário.

Impreza #000/400

Ainda que se diga que estes três Subaru Impreza 22B STi foram uma oferta, Colin McRae afirmou em tempos que teve de comprar o seu. Além disso, sobre o 22B, o piloto também referia que era um dos seus carros preferidos, mas que «dava trabalho».

O «seu» Subaru Impreza 22B STi foi-lhe entregue em novembro de 1998 e conta atualmente com menos de 12 mil quilómetros percorridos. Isto, além de se encontrar num estado de conservação absolutamente imaculado.

Segundo a página da Silverstone Auctions, responsável pelo leilão do final de agosto, o preço previsto deste Impreza aponta para um valor entre as 400 000 £ e as 500 000 £, o mesmo que entre aproximadamente 470 mil euros e 588 mil euros. A acontecer, este Impreza 22B STi será o mais caro de sempre.

O que torna o Subaru Impreza 22B tão especial

Além do número limitado de exemplares produzidos e, neste caso, de ter tido Colin McRae como seu dono, o Subaru Impreza 22B STi destacava-se dos restantes Impreza pelos seus atributos únicos.

Sempre no obrigatório tom azul metalizado (WR Blue) tornou-se no derradeiro Impreza. Começava pelo seu aspeto, sendo 80 mm mais largo, vinha com jantes douradas assinadas pela BBS de 17″ (mais uma polegada que os outros) e trazia uma asa traseira ajustável.

O conhecido boxer de quatro cilindros EJ22 (2,2 l de capacidade) que equipava os Subaru Impreza STi 22B anunciava 280 cv de potência e 363 Nm de binário — tudo indica que, na realidade, eram bem mais. Tudo encaminhado para um sistema de tração integral permanente com a ajuda de uma caixa de velocidades manual de cinco relações.

Com apenas 1270 kg, o Subaru Impreza STi 22B conseguia acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 s e alcançar os 248 km/h de velocidade máxima.

O chassis também foi melhorado: a suspensão incluía amortecedores da Bilstein e molas Eibach, e o sistema de travagem foi também majorado.

Na altura, como ainda hoje o Subaru Impreza 22B STi é considerado como o derradeiro Impreza.

Sabe esta resposta?
Que marca europeia usou o Subaru Impreza como base para um dos seus próprios modelos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Saab 9-2x, o “Saabaru”. Um japonês mascarado de sueco